Procurar no portal

UFC discute parcerias de fomento à pesquisa com governo britânico

Imagem: Cientista manuseia tubos de ensaio em laboratórioO Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, Prof. Tito Lívio Cruz Romão, representando o Reitor em exercício, Prof. Henry de Holanda Campos, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino Farias, esteve, no último dia 5, em reunião com o Ministro Conselheiro da Embaixada Britânica em Brasília, Wasim Mir, juntamente com o gerente do Fundo Newton, Rui Lopes. O objetivo foi discutir parcerias e participação da UFC no Fundo Newton, iniciativa de fomento à pesquisa do governo britânico.

O Fundo Newton é parte da ajuda à cooperação e ao desenvolvimento do governo britânico a países emergentes e visa fortalecer parcerias de pesquisa e inovação com o Reino Unido. Lançado no Brasil em abril de 2014, deverá disponibilizar um total de 27 milhões de libras para investimentos no Brasil até 2017.

No primeiro ano de iniciativa no País houve a participação de diferentes instituições cofinanciadoras, como Capes, CNPq, Senai e ministérios, cabendo destaque especial ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Os beneficiários são as Instituições de Ensino Superior (IES), seus departamentos de pesquisa e os próprios pesquisadores.

Neste ano deverão ser abertas novas chamadas para projetos de pesquisa e de cooperação internacional conjuntos, cooperações entre departamentos de IES brasileiras e britânicas, financiamentos de workshops etc. Os projetos deverão abranger as seguintes temáticas: transformações urbanas, doenças infecciosas e negligenciadas, mudanças climáticas, descobrimentos de novos medicamentos, bioeconomia, sustentabilidade na agricultura, diminuição do uso de fertilizantes, dentre outras.

Mais informações na página do Fundo Newton, no site do Confap.

Fonte: Prof. Tito Lívio Cruz Romão, coordenador de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300