UFC participa da IV Semana do Bebê, que ocorre de 17 a 24 de maio

Imagem: Logomarca da Semana do BebêDe 17 a 24 de maio será realizada a quarta edição da Semana do Bebê – Todos Juntos pela Primeira Infância, em Fortaleza. A UFC participa do projeto, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Instituto da Infância (IFAN), a Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará (Repi-CE) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A solenidade de abertura ocorreu no último domingo (17), na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC (Av. Washington Soares, 6055, Messejana).

Este ano, a Semana do Bebê terá como tema "Nascimento e Desenvolvimento Seguros: a importância dos primeiros 1.000 dias de vida". O objetivo, de acordo com a organização, é chamar a atenção para a necessidade de se acompanhar o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os três anos de idade.

Ao longo do evento, haverá atividades lúdicas voltadas para crianças e oferta de serviços na área de saúde e proteção. Várias ações acontecerão em espaços da UFC, como o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e a Casa de José de Alencar, dentre outros. A lista de professores e projetos da UFC que vão participar, como o BrincarMóvel, pode ser acessada no site da Pró-Reitoria de Extensão. A programação da Semana do Bebê está disponível no site do IFAN.

Imagem: O BrincarMóvel é um dos projetos da UFC que estará à disposição do público durante a IV Semana do BebêAcesse também a programação do Nutep, do Departamento de Saúde Materno-Infantil, da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e do Iprede. As atividades, que são gratuitas e não exigem inscrição, ocorrem ainda em postos de saúde, escolas, hospitais e shoppings.

SAIBA MAIS – A Semana do Bebê teve sua origem em Canela, no Rio Grande do Sul, há 14 anos, e objetiva chamar a atenção dos governos, das famílias e da sociedade civil para a importância dos primeiros anos de vida. O foco é divulgar o entendimento de que cuidar, amar e proteger as crianças são os primeiros passos para uma sociedade mais desenvolvida e com menos violência.

Desde 2010, vários municípios brasileiros passaram a desenvolver a mesma iniciativa, com apoio do Unicef e órgãos parceiros. Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

Fontes: Prof. João Amaral, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da UFC – fone: 85 3366 9761 / Prof. Marcos Teodorico Almeida, coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) da UFC – fone: 85 3366 9216