Ciclo de Debates sobre a UFC tem início nesta quarta-feira (20), na Reitoria

Imagem: Cartaz da campanha de sustentabilidade (Imagem: Divulgação)Realizado pelo Observatório de Políticas Públicas (OPP) da Universidade Federal do Ceará, terá início nesta quarta-feira (20), às 18h, no Auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), o Ciclo de Debates sobre a UFC. Neste primeiro encontro, que tem como tema Responsabilidade Socioambiental, será debatida a Campanha UFC Sustentável, que visa otimizar o uso de recursos e evitar desperdícios na Instituição.

Participam como palestrantes do encontro o Prof. Augusto Albuquerque, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento, e o Prof. Tomás Nunes Cavalcante, do Departamento de Engenharia Elétrica. Como debatedores, foram convidados Maria Isabel de Araújo Furtado, professora aposentada do Departamento de Teoria Econômica, e o estudante Aníbal Neves de Morais Bastos, do Curso de Geografia.

Segundo o Prof. Fernando Pires, coordenador do OPP, "como a Universidade é uma instituição que fomenta e dissemina o saber, a democracia, e tem papel fundamental na formação científica e humanista que deve ser referência para a concepção de políticas e da gestão pública do nosso Estado e região, devemos nos voltar também para ela", explica. Para participar do Ciclo, não há necessidade de fazer inscrição prévia.

CAMPANHA – A Campanha UFC Sustentável tem como referência o Plano de Logística Sustentável (PLS), documento editado em junho de 2014 como resposta da Administração Superior à instrução normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que convocou todas as instituições federais a elaborarem e aplicarem estratégias de sustentabilidade.

Na UFC, as ações procuram reduzir o consumo de materiais, água, energia elétrica, expandir as práticas de coleta seletiva solidária, editar catálogo de árvores da Universidade e elaborar georreferenciamento das árvores catalogadas, dentre outras.

Fonte: Prof. Fernando José Pires de Sousa, coordenador do Observatório de Políticas Públicas da UFC – fone: 85 3366 7822