Palestra sobre ludicidade marca inauguração de brinquedoteca da Faculdade de Educação

Imagem: O Reitor em exercício da UFC, Prof. Henry Campos, esteve na solenidade (Foto: Ribamar Neto)"Eu apenas queria que você soubesse que essa criança brinca nesta roda e não teme o corte das novas feridas, pois tem a saúde que aprendeu com a vida...". Foi entoando os versos da canção "Eu apenas queria que você soubesse", de Gonzaguinha, que as professoras Bernadete Porto e Cristina Façanha deram o tom do início oficial das atividades da nova brinquedoteca da Faculdade de Educação, da UFC. A solenidade de inauguração do equipamento ocorreu na noite da última sexta-feira (15), no Auditório Prof. Valnir Chagas, na Faculdade de Educação (Faced) da UFC.

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

Um auditório lotado pôde acompanhar de perto não apenas o canto das professoras – que foi acompanhado por flauta e piano, com os músicos Heriberto Porto e Bruno Fragoso – mas a emoção na fala das duas docentes pela inauguração da brinquedoteca. "A minha vontade, o que há muitos anos impulsiona todas as pesquisas e publicações nessa área, é a de poder ofertar para as crianças o lugar especial que o brinquedo teve na minha vida, o resgate da infância e do brinquedo. Esse espaço deve ser usufruído por toda a comunidade cearense", destacou a Profª Bernadete Porto. "Nasceu a criança! Que agora a gente possa possibilitar que a brinquedoteca seja um lugar de sonhos", emendou a Profª Cristina Façanha.

Na noite de inauguração, umaImagem: A solenidade de inauguração do equipamento ocorreu na noite da última sexta-feira (15), no Auditório Prof. Valnir Chagas, na Faculdade de Educação (Faced) da UFC. (Foto: Ribamar Neto) trilha de balinhas conduzia até a brinquedoteca. Situado no bloco didático da Faced (Rua Waldery Uchoa, 1 – Benfica), o equipamento é destinado a ser laboratório de formação para estudantes de graduação e pós-graduação em Educação da UFC. O ambiente levou um ano para ficar pronto, projeto executado em parceria com o Escritório-Modelo do curso de Arquitetura da Instituição. "Contamos ainda com a colaboração dos nossos professores para este dia que, pra gente, é de festa. Muitos fizeram doação de brinquedos, por conta própria, para que compusessem este espaço", afirmou a Diretora da Faced, Profª Isabel Ciasca.

Veja imagens da brinquedoteca no Flickr da UFC

Com um inventário de mais de 100 peças de brinquedo, o equipamento se divide em espaços para as modalidades de jogos: de construção, tradicionais, de cultura, de síntese, e simbólicos. Jogos de tabuleiro, bonecos, peças de montar e até a representação de uma vendinha, com produtos e respectivos preços, podem ser encontradas no local. "A ideia é que no futuro possamos ministrar oficinas para o resgate dos brinquedos aqui do Ceará", projetou Bernadete Porto.

Imagem:  A brinquedoteca está situado no bloco didático da Faced (Foto: Ribamar Neto)O Reitor em exercício da UFC, Prof. Henry Campos, esteve na solenidade, que contou ainda com a presença do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida. Henry Campos elogiou o trabalho desenvolvido na Faced e ressaltou a importância do brincar na formação de crianças e adolescentes. "Acredito que haja poucas coisas mais importantes do que brincar. Navegar pelas brincadeiras, pelo oceano do lúdico, é algo que faz bem a todos, não somente às crianças e adolescentes, mas também aos adultos. Nesses tempos de jogos eletrônicos, que prendem e escravizam seus usuários, é salutar descobrir uma brinquedoteca, cujos elementos levam as crianças a se relacionarem umas com as outras. Lições de socialização, é isso que interpreto como elemento mais nobre da brinquedoteca", declarou.

BRINCAR PARA MANTER-SE SAUDÁVEL – O Prof. Cipriano Luckesi, aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador referência nos temas Filosofia da Educação e Ludicidade, também esteve presente na solenidade de inauguração, na qual proferiu palestra com o tema "Educação e Ludicidade". "O ser humano aprende pela atenção e uma brinquedoteca é um espaço de aprendizagem desse modo. É um espaço útil, ao meu ver, para o aprendizado das crianças, mas também daquele que está sendo formado. Toda brincadeira tem dois papéis, um deles é o de aprender, enquanto estou agindo, o outro papel é de restaurar alguma coisa que ficou no passado. Então, um  espaço como uma brinquedoteca permite esses dois movimentos, e as atividades lúdicas estão como prevenção de neuroses", afirmou o estudioso.

Fonte: Profª Isabel Ciasca, Diretora da Faculdade de Educação da UFC – fones: 85 3366 7663 e 3366 7665