Aluna da UFC vence edital da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura

Imagem: A aluna Lílian Martins, do mestrado em Literatura Comparada da UFC (Foto: Divulgação)A aluna Lílian Martins, do mestrado em Literatura Comparada da UFC, foi selecionada para o programa de Bolsas de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional, na categoria Pesquisa Literária. Ela concorreu com mais 927 inscritos. Foram ofertadas 85 bolsas e selecionados 83 projetos.

A pesquisadora venceu com seu projeto de dissertação de mestrado sobre a escritora cearense Ana Miranda, sob orientação da Profª Fernanda Coutinho, do Departamento de Literatura da UFC.

Lançado em 2014, o edital teve como objetivo a concessão de bolsas para fomentar a literatura brasileira por meio de apoio ao desenvolvimento de projetos no campo da criação, circulação e difusão, formação e pesquisa. A iniciativa é da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. O resultado foi publicado no último dia 12, no Diário Oficial da União. A relação completa dos selecionados também pode ser conferida no site do Ministério da Cultura.

SAIBA MAIS – Lílian Martins integra o grupo de estudos "Ateliê de Literatura e Arte", em que investiga a representação da infância nas crônicas da autora cearense Ana Miranda. Possui graduação em Letras Português-Espanhol pela UFC, especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade das Américas, proficiência em Língua Espanhola (DELE) pelo Instituto Cervantes-Madrid e MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática pela Universidade do Parlamento Cearense.

Em 2013, foi curadora do I Simpósio sobre Literatura Cearense da UFC. Em 2014, foi homenageada pela Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE) por suas atividades em prol da Literatura e da Cultura Cearense.

Fonte: Lílian Martins, mestranda em Literatura Comparada pela UFC – fone: 85 3366 7618