Pós-Graduação em Odontologia promove palestras com pesquisadores externos

Imagem: O Prof. Frederick A. Rueggeberg (EUA) é um dos convidados do evento (Foto: Luiz Madureira/Univap)O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFC promove na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de maio, palestras com pesquisadores externos, no Auditório Pedro Teixeira Barroso, na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE – Rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo – Curso de Odontologia, 1º piso, Campus de Porangabuçu).

Na quinta-feira (21), das 14h às 17h, acontece a palestra "How to write scientific papers", com o pesquisador Frederick A. Rueggeberg, do Medical College of Georgia (Augusta, Estados Unidos). Serão apresentadas sugestões de como escrever artigos científicos, baseadas na experiência de Rueggeberg, autor de quase 200 artigos científicos na área de Odontologia.

O público-alvo principal da palestra é o jovem investigador; no entanto, autores com todos os níveis de experiência podem conhecer novas dicas, pois a redação científica de qualidade deve conter informações importantes e não transmitir uma imagem tendenciosa.

Já na sexta-feira (22), acontecem duas palestras. A primeira, às 9h, será sobre "Odontologia adesiva e estética com uso de plasma de argônio", com o pesquisador Marcelo Giannini. Na ocasião, serão abordados aspectos relacionados à adesão de materiais odontológicos aos substratos dentários e o uso do plasma de argônio para melhoria no desempenho dessa adesão.

Giannini é professor associado III no Departamento de Odontologia Restauradora (área de Dentística) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq.

Logo em seguida, o pesquisador Frederick A. Rueggeberg falará sobre "Composite photopolymerization: state of the art". Serão apresentadas pesquisas que incluem fotoquímica de materiais restauradores odontológicos fotoativados, determinação da irradiância espectral de unidades de fotoativação, perfis de absorção de fotoativadores, conversão de monômeros em polímeros e suas várias propriedades físicas e óticas.

As palestras, que integram as comemorações dos 10 anos do PPGO-UFC, são abertas ao público, embora alunos de pós-graduação em Odontologia e Biomateriais sejam o público-alvo. As falas do Prof. Rueggeberg serão em inglês, sem tradução simultânea.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC – fone: 85 3366 8232