Professor da Universidade do Mississipi visita Departamento e Pós-Graduação em Zootecnia

Imagem: A colaboração com o Prof. Memili (à direita) ocorre desde o início de 2010 (Foto: Angus Foundation)O Prof. Erdogan Memili, do Departamento de Laticínios e Ciência Animal da Universidade do Mississipi (EUA), está em visita ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFC, até o dia 3 de junho.

A visita integra um projeto com alunos e pós-doutorandos do grupo de pesquisa em biologia da reprodução da UFC, coordenado pelo Prof. Arlindo de Alencar Moura, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Prof. Memili realiza pesquisas sobre marcadores moleculares da fertilidade em animais de produção, empregando métodos em epigenômica funcional e proteômica, conforme explica o Prof. Arlindo Moura.

A colaboração com o Prof. Memili ocorre desde o início de 2010 e inclui a publicação de artigos científicos, aprovação de projetos por órgãos de fomento e orientação conjunta de alunos em estágios de doutorado sanduíche. Esta é a segunda vez que ele vem à UFC – a primeira aconteceu em maio de 2014 –, e as visitas fazem parte das atividades associadas ao mesmo projeto.

Em 2011 e 2012, o estudante Rodrigo Vasconcelos de Oliveira permaneceu no laboratório do Prof. Memili com uma bolsa da Fundação Fulbright/Capes e, atualmente, a aluna Ana Luiza Cazuax Velho, também integrante do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFC, está na Universidade do Mississipi aprofundando estudos sobre metabolômica do plasma seminal e indicadores da fertilidade em touros, dando continuidade ao doutorado.

Fonte: Prof. Arlindo Moura, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e coordenador do Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia – fone: 85 3366 9697