Livro sobre gêneros discursivos será lançado dia 25 na ADUFC-Sindicato

Imagem: Capa do livro "Gêneros discursivos" (Foto: Divulgação)Acontece na próxima segunda-feira (25), às 18h30min, o lançamento do livro Gêneros Discursos: para ler, ver e ouvir, organizado pelos professores Maria Margarete Fernandes de Sousa, Maria Elias Soares (ambas da UFC), Abniza Pontes de Barros Leal (Universidade Estadual do Ceará-UECE), e Lucineudo Machado Irineu (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Unilab).

O evento será no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica). Na ocasião, também será ministrada a palestra "O gênero dicionário: o Nordeste em foco na obra de Fred Navarro", pela Profª Nelly Medeiros de Carvalho, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Gêneros Discursos: para ler, ver e ouvir parte do legado do filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin acerca da complexa atividade humana a que estão relacionados os mais diversos usos da linguagem mediados pelos gêneros discursivos, que permeiam, codificam e organizam a vida em sociedade.

"Por tudo que problematiza, mostra-se uma publicação tão mais atual quanto necessária, considerando o crescimento dos estudos sobre os gêneros nos últimos anos, em que fronteiras conceituais se expandiram, interfaces teóricas se estabeleceram e diálogos epistemológicos se concretizaram", afirmam os organizadores no texto de apresentação da obra.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331