Seara da Ciência realiza observação das constelações de Centauro e do Cruzeiro do Sul

Imagem: Aglomerado Kappa Crucis (Foto: g1.globo.com/platb/observatoriog1)A Seara da Ciência, espaço de divulgação científica da UFC, reúne nesta quarta-feira (20), a partir das 18h, estudantes, curiosos e admiradores da Astronomia em mais uma sessão do projeto Céu da Seara. Com o apoio de telescópios, os visitantes vão se encantar com as belezas das constelações de Centauro e do Cruzeiro do Sul. A entrada é gratuita.

A programação contará com a observação do aglomerado Kappa Crucis, conjunto de estrelas pertencente à constelação Cruzeiro do Sul. É conhecido popularmente como "Caixinha de Joias" por ser formado por estrelas de cores variadas.

Na constelação de Centauro, os visitantes vão poder conferir outros dois aglomerados: o Omega Centauri, região densa de estrelas que se assemelha a uma mancha, e a nebulosa Lambda Centauri, aglomerado associado a nebulosidade, ou seja, como se fosse uma nuvem de estrelas. "Essa nebulosa também é conhecida como nebulosa da Galinha Fugitiva porque quando vista de um radiotelescópio se tem a impressão de ver a imagem de uma galinha correndo", explica Fabrício Batista, responsável pelo projeto Céu da Seara. Também será possível visualizar a estrela Lambda Centauri, a 11ª mais brilhante da constelação.

Antes das observações, os visitantes poderão assistir a vídeos explicativos sobre o que será observado. O projeto Céu da Seara é realizado uma vez por mês no observatório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n). O calendário de observações está disponível no site da Seara.

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9245