Professor da Casa Amarela lança livro de fotografias nesta terça-feira (26)

imagem: Folder de divulgação do lançamento do livro "Memento Mori" (Imagem: Divulgação)Com produção fotográfica de aspecto autoral e documental, o fotógrafo cearense Fernando Jorge Silva lança, nesta terça-feira (26), o livro Memento Mori, resultado de seu trabalho homônimo, contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia em 2011.

A obra, composta de 58 imagens em preto e branco, será lançada no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema), a partir das 19h30min. O autor é professor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da UFC.

Durante o lançamento haverá projeção das imagens do livro e conversa com o fotógrafo e professor Silas de Paula acerca da obra, seguida de sessão de autógrafos. Memento Mori é uma expressão em latim que significa "lembrem-se de que somos mortais". O ensaio trata do fluxo do tempo e de como a cultura delineia a visão da sociedade sobre a morte. "O aspecto trágico da morte é relevado, e não é explícito nas imagens em momento algum", diz o autor. A edição fotográfica é de Tiago Santana e Ademar Assaoka. Todas as fotografias do ensaio foram feitas nas cidades de Fortaleza, Canindé e Juazeiro do Norte.

Após o lançamento, o livro estará disponível para compra na Editora Tempo d'Imagem, pelo valor de R$ 65,00. Mais informações na página da Editora no Facebook, ou pelo telefone (85) 3261 2398.

FERNANDO JORGE – É fotógrafo e professor de fotografia. Tem mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e é formado em Comunicação Social pela UFC, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Atualmente é presidente do IFoto – Instituto da Fotografia. Leciona na Travessa da Imagem e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da UFC. Já expôs em mostras coletivas, como: Encontros de Agosto 2011, 2012 e 2014; deVERcidade 2007; XIV Unifor Plástica e exposição Postais do Ceará. Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013 e participou das revistas Olho de Peixe #2 e #3.

Fonte: Fernando Jorge Silva, autor do livro Memento Mori – fone: 85 9985 6990