Alunos da Faculdade de Direito participam segunda-feira (1º) de júri simulado

Imagem: Faculdade de Direito da UFCOs alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará farão o julgamento simulado do "Caso dos Denunciantes Invejosos", na próxima segunda-feira (1º), a partir das 7h, no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, na sede da Faculdade (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro).

O julgamento simulado, como metodologia de aprendizagem ativa, tem sido cada vez mais utilizado nos cursos de Direito das instituições de ensino superior. Apoiada no estudo de casos previamente indicados para os discentes, a metodologia de julgamento simulado tem servido para estimular a capacidade de argumentação, o senso de julgamento e tomada de decisão por parte dos alunos, explorando conteúdos das disciplinas dos primeiros semestres do curso.

Neste semestre, já foram realizados fóruns virtuais para discutir a obra Caso dos Denunciantes Invejosos, do Prof. Dimitri Dimoulis, que reflete as relações entre direito, moral e justiça. Além disso, foram montados autos processuais simulados pelas equipes de acusação e defesa, que tiveram prazo para apresentar argumentação escrita e as provas do alegado, como em um julgamento real.

Como o caso envolve ampla discussão, de natureza interdisciplinar sobre justiça de transição e direito à vida, estudantes de quaisquer cursos e demais interessados em participar, tanto da UFC quanto de outras instituições de ensino, poderão comparecer ao julgamento simulado. As inscrições são realizadas na Faculdade de Direito da UFC.

Aqueles que chegarem mais cedo e desejarem participar mais diretamente das atividades poderão ser sorteados para atuar como jurados no caso em julgamento. Todos os presentes poderão solicitar declaração de participação; as três horas/aula correspondentes poderão ser computadas como atividade complementar.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito da UFC e organizador da atividade – fone: 85 9634 9457 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.