Exposição com filmes do realizador lituano Jonas Mekas continua até quarta-feira (3) no Mauc

Imagem: Exposição coletiva Jonas Mekas: o cinema está entre os fotogramas reúne quatro longas e 16 curtas-metragens do lituano Jonas Mekas (Foto: Divulgação)Continua aberta à visitação, no Museu de Arte da UFC (Mauc – Av. da Universidade, 2854, Benfica), a exposição coletiva Jonas Mekas: o cinema está entre os fotogramas, que reúne quatro longas e 16 curtas-metragens do lituano Jonas Mekas (1922-) e filmes de outros realizadores que, por diferentes concepções, reatualizam os gestos cinematográficos de Mekas.

Os filmes de Mekas são feitos a partir de impressões do cotidiano, utilizando a vida como matéria fílmica, captando a beleza fugaz do vivenciar o mundo. Assim, o espectador verá imagens e áudios de crianças a brincar no parque, rastros de luz a entrar pela janela, um gato a pular pela casa, um encontro com os amigos. Mas, ainda que celebrem o presente, os filmes de Mekas também são impregnados de memória. Ele precisou fugir de seu país quando os alemães invadiram a Lituânia durante a Segunda Guerra Mundial, exilando-se nos Estados Unidos em 1949.

É nesse momento, porém, que Mekas compra sua primeira Bolex 16 mm, passando a descobrir seu estilo e desenvolvendo uma linguagem própria, com desfoque, single-frames, sobreposições, velocidade alterada e exposição irregular da luz.

Imagem: Os filmes de Mekas são feitos a partir de impressões do cotidiano (Foto: Divulgação)Além de traçar um breve panorama da obra de Jonas Mekas, radicado em Nova York, a exposição cria a instância do diálogo entre sua obra e a de realizadores cearenses com trajetórias distintas em relação à formação ou áreas de interesse, com carreiras consolidadas ou em desenvolvimento.

São eles: Danilo Carvalho (em Supermemórias, 2010), Emilly Gama (em Cartas para Valentina, 2014), Gilberto Manea (em Tokyo sounds, 2013), Ivo Lopes Araújo (em Rolos, 2009), Leonardo Mouramateus (em A festa e os cães, 2014), Lohayne Lima (em (mesmo no erro), 2014), Lucas Girino (em Sem título, 2013) e Marcelo Ikeda (em Cartas do Ceará #1, 2013).

Até 3 de junho, quando a exposição se encerra, haverá diariamente uma fala coletiva liderada por um convidado. Nesta quinta-feira (28), será feita por Marcelo Ikeda; na sexta-feira (29), por Danilo Carvalho; na segunda-feira (1º), por Ivo Lopes Araújo; na terça-feira (2), por Cristiana Parente; e na quarta-feira (3), por Wellington Jr., que na ocasião também fará performance.

A exposição é resultado do projeto de pesquisa Cinema Experimental: o Legado do Cinema de Jonas Mekas na Produção Contemporânea. A programação completa e outras informações estão no site da exposição.

Fonte: Profª Beatriz Furtado, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC – fones: 85 3366 7904 / 3366 7901