Escola da Terra no Ceará será lançada hoje (2) na Faculdade de Educação

Imagem: Criança de escola quilombola folheia livro em bibliotecaNa terça-feira (2), na Faculdade de Educação (Faced) da UFC, acontece o lançamento oficial da Escola da Terra no Ceará, curso de aperfeiçoamento que promove a formação continuada de educadores para as escolas do campo e das comunidades quilombolas.

O evento será realizado no Auditório Valnir Chagas, da Faced (Rua Waldery Uchoa, 1, Benfica), das 19h às 21h, e vai contar com apresentações artísticas dos alunos de comunidades do campo e quilombolas.

A Escola da Terra é uma parceria da UFC com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação do Estado e secretarias dos 19 municípios envolvidos. O projeto busca o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas às comunidades atendidas, para melhorar a educação nessas regiões.

Com 863 professores inscritos, o curso é dividido em seis módulos que tratam desde os elementos filosóficos até os elementos legais e técnico-pedagógicos da educação no campo, totalizando 180 horas. As aulas, que serão ministradas no formato pedagogia de alternância, com atividades presenciais e de campo, acontecem de 11 de junho a 11 de dezembro.

Os municípios envolvidos são: Beberibe, Canindé, Cascavel, Caucaia, Cedro, Ibaretama, Icó, Independência, Itapipoca, Itarema, Itatira, Orós, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Tauá, Tamboril, Santa Quitéria e São Luís do Curu.

Fonte: Profª Clarice Zientarski, da Faced – fones: 85 3366 7676 / 9662 9988