Confirmada implantação do Instituto Confúcio em outubro, com cursos ofertados em 2016

Imagem: Delegação chinesa foi recebida pelo Reitor em exercício da UFC na Reitoria (Foto: Jr. Panela)Foi realizada na manhã desta segunda-feira (1º) a primeira reunião entre representantes da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Nankai, na China, para tratar sobre a parceria para implantação do Instituto Confúcio para o ensino de chinês como língua estrangeira na UFC, em Fortaleza.

O Reitor em exercício, Prof. Henry de Holanda Campos, e o Prof. Tito Lívio Romão, coordenador de Assuntos Internacionais da Instituição, receberam a Srª Li Li, vice-coordenadora do Instituto Confúcio junto à universidade chinesa, e a Srª Li Hua, chefe de Intercâmbio Internacional da mesma universidade.

Em conversa com as representantes, o Prof. Henry destacou a importância do ensino da língua chinesa com foco na troca de tecnologia e também na área de comércio exterior. Ele também ressaltou a parceria como um grande passo na internacionalização da UFC. "Entre as universidades públicas no Brasil, a UFC será a 5ª a receber um Instituto Confúcio e é uma garantia de nós termos a oferta de um curso de uma língua que é cada vez mais importante no cenário internacional, além de oferecer a oportunidade de uma formação mais voltada para pontos específicos e que podem significar oportunidade para os cearenses", comemorou.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFC

De acordo com Henry, as negociações estão em andamento e está prevista uma visita às instalações da Universidade de Nankai nos próximos meses. "Como existem preparações para ser feitas do lado chinês, definições das pessoas que vão vir como codiretores, das atividades, a gente espera a partir de outubro começar a implantação. Já a oferta de curso deve ser para o próximo ano", afirmou.

Imagem: Delegação chinesa foi recebida pelo Reitor em exercício da UFC na Reitoria (Foto: Jr. Panela)O Prof. Tito Lívio explicou que após firmado o acordo com a sede do Instituto Confúcio de Pequim, no dia 17 de julho de 2014, em Brasília, foram relacionadas algumas universidades chinesas para que a UFC escolhesse para firmar parceria para instalação do Instituto. "A gente buscou uma universidade que tivesse mais ou menos o mesmo tamanho da nossa, com boa oferta de pós-graduação... O fato de eles estarem à frente de sete outros Institutos Confúcios espalhados pelo mundo, mostra que já estão muito experientes nisso", explica.

A Universidade de Nankai é pública, fica localizada perto de Pequim e foi fundada em 1919. No Brasil, essa será a primeira parceria, mas a universidade chinesa já tem parcerias em países como: Colômbia, França, Escócia, Estados Unidos e Portugal. Já existem 10 Institutos Confúcios no Brasil em parcerias com outras universidades chinesas.

O Prof. Tito explicou que ainda está sendo avaliado o local de funcionamento, mas deverá ser no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A direção será compartilhada com codiretores da UFC e da universidade chinesa. A seleção para o Instituto ainda será definida, mas não seguirá o calendário das Casas de Cultura estrangeira e deverá ser aberta aos alunos da UFC e ao público em geral. "A gente não quer perder o bojo desse desenvolvimento que a China está tendo. É importante que nossos alunos aprendam Chinês, mas não apenas para aprender a língua, mas como foco de talvez estudar na China ou participar de pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação", explicou o Prof. Tito Lívio.

Na tarde desta segunda-feira (1º), as representantes visitarão o Campus do Pici e devem conhecer as instalações do Centro de Ciências e do Centro de Tecnologia. Será realizado, ainda, um encontro com representantes da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

Leia mais: UFC terá Instituto Confúcio para ensino da cultura e do idioma chineses

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fones: 85 3366 7333 e 3366 7334