Ex-aluno é único contemplado com bolsa de doutorado em Psicologia Evolucionista em Oakland

Imagem: Guilherme Sobreira foi contemplado com uma bolsa do CNPq para realizar o doutorado na Oakland University (EUA) (Foto: Arquivo Pessoal)O ex-aluno da graduação e do mestrado em Psicologia da UFC Guilherme Sobreira foi contemplado com bolsa do CNPq para realizar doutorado na Oakland University (EUA). Ele será orientado pelo Prof. Todd K. Shackelford, uma das maiores referências em Psicologia Evolucionista do mundo, editor de revistas científicas prestigiadas, como a Evolutionary Psychology e a Human Nature.

Para a área de Psicologia/Serviço Social, havia sido disponibilizada apenas uma bolsa para concorrentes de todo o País. Entre os critérios da disputa, foram avaliadas a produção científica recente, a relevância e inovação do projeto de pesquisa, a inserção do futuro orientador no contexto internacional, dentre outros aspectos. Guilherme concluiu o mestrado na UFC em março deste ano.

O jovem explica que já existem pesquisas em Psicologia Evolucionista no contexto brasileiro, mas, segundo ele, "o Brasil ainda não oferece um panorama de excelência mundial em estudos com perspectiva psicológica evolucionista com foco em construtos psicológicos. No que se refere à relação entre valores humanos e mecanismos evoluídos, então, a escassez de estudos nesta linha pode ser evidenciada em nível internacional".

Nesse sentido, explica o ex-aluno da UFC, os estudos do Prof. Todd K. Shackelford têm avaliado a relação entre mecanismos evoluídos e construtos psicológicos e comportamentais, contemplando temas como relações amorosas, comportamentos sexuais, diferenças de gênero, personalidade, crenças religiosas e violência.

O tema do projeto de Guilherme Sobreira é "Valores humanos e mecanismos evoluídos: influência dos valores na seleção e retenção de parceiros e percepção da infidelidade". O projeto liga dois importantes temas da Psicologia: valores humanos (Psicologia Social) e mecanismos evoluídos (Psicologia Evolucionista).

"Em resumo, pretendo avaliar as bases valorativas de alguns mecanismos que estão associados às relações interpessoais em contexto conjugal (especificamente, seleção de parceiros, retenção de parceiros e percepção da infidelidade). A relação entre esses dois temas é inovadora em contexto mundial, visto que não há literatura especializada na área. Portanto, pode vir a ser um pontapé inicial para o desenvolvimento de novos modelos teóricos no âmbito da Psicologia Social e Evolucionista no mundo", argumentou.

Fonte: Guilherme Sobreira, ex-aluno do mestrado em Psicologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.