Lançado curso sobre Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas

Imagem: O projeto leva em consideração a Portaria Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (Imagem: Divulgação)O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da UFC, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), lançará nesta quarta-feira (10) o curso "Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas".

Será na cidade de João Pessoa (PB), durante congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e contará com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O curso é voltado aos profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também será aberto a todos os interessados no tema, independente da área de formação. As inscrições podem ser feitas de 10 de junho a 10 de outubro. Interessados poderão se inscrever no site da UNA-SUS na UFC. Serão disponibilizadas 10 mil vagas para todo o Brasil.

Segundo Raquel Rolim, coordenadora executiva do Nuteds, a formação traz novas perspectivas para a atenção à saúde de populações do campo, das florestas e das águas. "Esse curso é muito importante porque é uma iniciativa inovadora, na medida em que ainda não tínhamos, no País, um projeto deste tipo, voltado para os profissionais do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab)".

Ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), o curso tem carga horária de 45 horas/aula e dará direito a certificado. A primeira unidade deve abordar os modos de vida e a situação de saúde dessas populações. A segunda unidade leva em consideração aspectos de vigilância e da promoção da saúde. Na terceira unidade, deve-se discutir a atenção à saúde e às práticas de cuidado.

O projeto leva em consideração a Portaria Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta e visa contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais de saúde que atuam com essas populações. A ideia é incorporar práticas de cuidado à saúde no processo de trabalho desses profissionais, considerando os determinantes sociais da população atendida.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (85) 3366 8055.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) – fone: 85 3366 8055