Encontro na quinta-feira (11) celebrou os 150 anos do romance "Iracema"

Imagem: Encontro teve palestra de Guilherme Sampaio, secretário da Cultura do Estado do Ceará (Foto: Yuri Leonardo)Foi realizado, durante toda esta quinta-feira (11), o I Encontro sobre Iracema como Ícone Cultural, realizado pelo Programa Iracema, o Retrato de Fortaleza, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. O evento celebrou os 150 anos da publicação da primeira edição do romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar.

Pela manhã, no auditório da Reitoria, a programação contou com a palestra "Iracema, ícone cultural de Fortaleza – o que se fez e o que poderá ser feito?", ministrada por Guilherme Sampaio, secretário da Cultura do Estado do Ceará; a mesa-redonda "Recontando Iracema", coordenada pelos professores Ednilza Moreira, Neuma Cavalcante e Stélio Torquato; e apresentação de dança dos alunos da Escola Profissionalizante Professor Onélio Porto, em homenagem aos 150 anos da obra.

Segundo a Profª Ednilza Moreira, coordenadora do Programa, Iracema foi a primeira obra de língua portuguesa genuinamente brasileira. "Iracema representa o povo de Fortaleza. Queremos mostrar que a cidade tem belas praias, mas também possui elementos culturais", acrescentou a professora.

No período da tarde, aconteceu a aula de campo "Caminhos de Iracema", passeio cultural em que os participantes visitaram as cinco esculturas de Iracema localizadas em Fortaleza, o Theatro José de Alencar, a 10ª Região Militar e a Casa de José de Alencar. O percurso foi no Centro da cidade ao bairro de Messejana.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331