Palestra com Prof. Álvaro Puntoni comemora hoje 50 anos do Curso de Arquitetura

Imagem: Prof. Álvaro Puntoni, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Foto: Divulgação)Comemorando os 50 anos de fundação, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC recebe o Prof. Álvaro Puntoni, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUSP), para palestra segunda-feira (15), às 17h, no auditório da Reitoria da UFC, no Campus do Benfica. Há 13 anos, Puntoni leciona na FAUSP e na Escola da Cidade, onde coordena o curso de pós-graduação com o tema "América: um olhar através da arquitetura".

No fim da década de 1980, cursou Arquitetura na USP, onde também se titulou mestre e doutor. Associando-se a colegas, fundou o escritório SPBR Arquitetos, do qual fez parte até 2004. Em 1991, venceu concurso nacional com o projeto do Pavilhão do Brasil na Expo 92 realizada em Sevilha, na Espanha. Suas obras compõem exposições internacionais como o Coletivo – arquitetura paulista contemporânea, que percorreu as cidades de Lisboa, Zurique e Saint Louis (Missouri-EUA).

Atualmente, integra o Grupo SP, equipe dedicada à elaboração de concursos de arquitetura e de projetos para ONGs e instituições públicas, bem como a análise da produção arquitetônica. São de autoria desse coletivo, o desenho do Museu da Tolerância da USP e da nova frente do Teatro Castro Alves na Bahia.

Puntoni destaca como referência para seu trabalho, a arquitetura social de João Batista Vilanova Artigas, iniciador da Escola Paulista, que aplicava com precisão a técnica construtiva e o uso dos materiais. Também cita o arquiteto modernista Affonso Eduardo Reidy, autor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, defensor da valorização do espaço público e da integração das obras à paisagem urbana.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602