25° Cine Ceará acontece de 18 a 24 de junho; confira a programação
- Segunda, 15 Junho 2015 08:45
- Última Atualização: Terça, 23 Junho 2015 16:32
O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, promovido pela UFC, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, tem como tema este ano "O novo Cinema Espanhol" e ocorre de 18 a 24 de junho, em Fortaleza. Durante uma semana serão exibidos, no Cineteatro São Luiz e outros equipamentos da Capital, 60 filmes – 20 longas e 40 curtas – representando o cinema de oito países.
Este ano nove longas concorrem ao troféu Mucuripe. O chileno "O Clube", de Pablo Larraín, será o filme de abertura. Durante o fim de semana, serão apresentados dois filmes a cada noite: na sexta-feira (19), ocorrem as sessões do espanhol "Loreak", de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, e da coprodução entre Brasil e Argentina "Jauja", de Lisandro Alonso. No sábado (20) é a vez do cubano "A Obra do Século", de Carlos M. Quintela, e do nacional "Real Beleza", de Jorge Furtado. Já o domingo (21) terá a exibição do peruano "NN", de Héctor Gálvez, e de "Cordilheiras no Mar: a fúria do fogo bárbaro", de Geneton Moraes Neto. A competição de longas se completa com a sessão de "Cavalo Dinheiro", do português Pedro Costa, na segunda-feira (22), e da coprodução entre Espanha e Etiópia "Crumbs", de Miguel Llansó, na terça-feira (23).
Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e as mostras sociais "Melhor Idade", "O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece" e "Acessibilidade". Haverá, ainda, a realização do seminário Mercado Audiovisual Cearense (MAC), que contará com debates diários com realizadores dos filmes e oficinas.
HOMENAGENS – A atriz Leandra Leal e o cineasta Cacá Diegues são os homenageados deste ano e já confirmaram presença. Entre os convidados internacionais estão os diretores Lisandro Alonso, de "Jauja", Miguel Llansó, de "Crumbs", e Héctor Galvez de "NN", o ator Alejandro Goic, de "O Clube", e a atriz Itziar Ituño, de "Loreak". Jorge Furtado, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitoria Strada estarão na pré-estreia de "Real Beleza". O diretor Geneton Moraes Neto representará seu novo longa "Cordilheiras no Mar" junto com o ator Claudio Jaborandy.
Os curtas-metragens, também valorizados no Cine Ceará, concorrem ao troféu Mucuripe em várias categorias. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens estão 16 produções de 10 estados, e na Mostra Olhar do Ceará são 13 selecionados.
NOVO CINEMA ESPANHOL – A Mostra Novo Cinema Espanhol apresentará sete longas e oito curtas-metragens. Entre os destaques estão o longa "Nem Tudo é Vigília", de Hermes Paralluelo, eleito Melhor Filme nos festivais do Uruguai e de Cosquim, e o curta "Ser e Voltar", de Xacio Baño, vencedor do Prêmio do Júri no Festival Clermont Ferrand, na França. Produções icônicas de Luis Buñuel ("Simón del desierto", 1965) e Víctor Erice ("El espíritu de la colmena", 1973) também serão exibidas.
Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará conta com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura. É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O festival tem patrocínio da Oi, Indaiá e apoio cultural da Oi Futuro.
Toda a programação e mais informações estão no site oficial do evento ou podem ser acessadas através do perfil do Cine Ceará no Facebook.
Fonte: Assessoria de Imprensa do 25º Cine Ceará – fone: 85 3252 5401