Ética e responsabilidade social são temas de discursos na colação de grau da Medicina

Imagem: Formandos de Medicina vibraram com a cerimônia de colação de grau (Foto: Ribamar Neto)Ao saudar os concludentes de Medicina da UFC que colaram grau no começo da noite de sexta-feira (12), o Prof. Henry Campos, Reitor em exercício da Instituição, afirmou que a vitória alcançada "agrega mais brilho pelo fato de o diploma ter sido conquistado em uma universidade pública de qualidade, respeitada em seu meio e com um amplo histórico de serviços prestados à sociedade".

A solenidade de colação de grau foi realizada no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Além dos 69 da Medicina, também foram diplomados cinco concludentes de Administração, Letras (inglês), Pedagogia e Engenharia Mecânica.

Felipe Mateus Teixeira Bezerra, orador do corpo discente, disse da dificuldade de falar em nome de todos, mas que iria falar de um sentimento comum: sensação de vitória e alegria. Em seguida, recordou momentos de tensão, a começar pelo vestibular, e de descontração, como as partidas de futebol e as festas. Lembrou as lágrimas (não de tristeza, mas provocadas pelo formol) e os  pesados plantões.

DIFERENÇA  Gratidão foi tema, também, da fala de Felipe Mateus ao externar eterno reconhecimento aos professores, pacientes e colegas. Quanto aos pais, disse que devem ser considerados os primeiros a ensinar-lhes um dos aspectos fundamentais da Medicina, o de cuidar.

Confira outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: A Profª Elizabeth de Francesco Daher discursou em nome do corpo docente (Foto: Ribamar Neto)Referiu-se aos problemas que o sistema de saúde enfrenta no País, mas advertiu que não se deve deixar abater por causa de crises. Finalizou o pronunciamento assegurando saber que não é apenas o diploma que os faz médicos e garantiu que a 105ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará está pronta para servir à sociedade e irá mostrar que não "está a passeio, veio para fazer a diferença".

ARTE DO AMOR  A Profª Elizabeth de Francesco Daher discursou em nome do corpo docente, dizendo que o faria "sem formalismo ou retórica". Depois de admitir que os professores ensinam, mas também aprendem muito com os alunos, afirmou que a Faculdade de Medicina da UFC  se sente  honrada em presentear a sociedade cearense com médicos talentosos, bem preparados e com responsabilidade social.

Para a Profª Elizabeth Daher, o exercício da Medicina exige competência e responsabilidade e será a consciência de cada um que irá ensinar a bem exercer a profissão. É uma prática totalmente ética, ressaltou. E requer, também, humildade para entender que o objetivo maior da Medicina é o paciente. Por fim, aconselhou os recém-formados a não deixarem de sonhar mesmo com as dificuldades que poderão advir, bem como a luta pela felicidade e não esquecer que a "Medicina é a arte do amor".

Imagem: Prof. Henry Campos, Reitor em exercício da UFC, afirmou que a cerimônia se revestia de significado especial (Foto: Ribamar Neto)SIGNIFICADO – Para o Prof. Henry Campos, a cerimônia se revestia de significado especial, "uma vez que aqui se reúnem os novos colegas médicos formados pela minha Faculdade, aquela onde me graduei, em 1975, e da qual me tornei mais tarde professor titular", destacou. Disse ainda que há décadas participa das lutas e celebra "as conquistas daquela escola, que tantos profissionais de altíssimo nível tem oferecido ao Ceará e ao Brasil".

ABRIR OS OLHOS – "Nesta casa, procuramos fazer com que os alunos se familiarizem com a realidade que os cerca. Procuramos abrir-lhes os olhos para o social, posto que, no contexto de uma região pobre, marcada por séculos de injustiça, flagelada mais pelo descaso do poder público do que pelas catástrofes climáticas, temos uma missão a cumprir", acrescentou o Prof. Henry Campos.

"Não é pouco o que esperamos de vocês, mas cada um, individualmente pode fazer sua parte. Basta cumprir o juramento que acabam de fazer; dedicar-se com amor a seu ofício; defendê-lo, quando necessário, sem que isso implique recorrer ao corporativismo; exercitar os preceitos da cidadania e a sensibilidade social", arrematou o Prof. Henry.

Imagem: Formandos de Medicina vibraram com a cerimônia de colação de grau (Foto: Ribamar Neto)RITUAL – A cerimônia de colação de grau segue um ritual que consta da entrega, pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, da relação assinada por todos os graduandos ao Reitor. Em frente do Reitor se posicionam representantes da turma – desta feita foram os graduandos Alana Frota Santos e Glaylton Silva Santos. Já a formanda Gabriela Macedo da Silva foi designada para dirigir o juramento.

A mesa que presidiu a solenidade estava formada pelo Prof. Henry Campos, Reitor em exercício; Prof. Custodio Almeida, Pró-Reitor de Graduação; Prof. Manuel Andrade Furtado, Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis; Prof. Raimundo Wilane de Figueiredo, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Prof. Manuel Oliveira Filho, coordenador da graduação em Medicina; e pela Profª Elizabeth de Francesco Daher, representante do corpo docente.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC fones: 85 3366 7331 e 3366 7332