Iefes promove domingo (21), no Parque do Cocó, o Dia Internacional do Yoga

Imagem: Cartaz do eventoPor um mundo sem estresse e sem violência, o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC está integrando uma rede de instituições de 175 países na celebração do Dia Internacional do Yoga, 21 de junho, data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, Fortaleza está entre as diversas cidades que participam do evento, promovido pela Arte de Viver, organização internacional sem fins lucrativos, juntamente com a Embaixada da Índia e parceiros em cada localidade. Na capital cearense, o evento acontecerá às 16h, no anfiteatro do Parque do Cocó. É aberto a adultos e crianças e gratuito.

A Profª Lúcia Rejane Araújo, vice-diretora do Iefes, instrutora voluntária da Arte de Viver e coordenadora geral do evento, informa que a partir das 15h voluntários estarão recepcionando o público na área próxima ao anfiteatro. A programação oficial começa às 16h, com minipalestra sobre Yoga e Bem-Estar, seguida de aulão de yoga, com prática de ásanas (posturas), pranayamas (exercícios de respiração), harmonização com sons e meditação. Haverá ainda homenagens a pessoas e instituições pioneiras do yoga no Ceará. Entre os homenageados está o Prof. Raimundo Hélio Leite, ex-Reitor da UFC. As atividades serão encerradas com cantos de mantras. No local haverá feira gastronômica vegetariana e vegana.

A coordenadora acrescenta que a aula de yoga será ministrada por ela e outros instrutores de várias escolas de Fortaleza, "numa linda demonstração de que yoga é união em várias dimensões". O objetivo desse evento global é aumentar a consciência sobre o yoga e fazer com que essa milenar prática que promove o equilíbrio corpo-mente-espírito seja acessível a todos. Para participar, basta levar um tapetinho, canga ou toalha para sentar no gramado.

YOGA NA UFC – A UFC, por meio do Iefes, oferece as disciplinas de Yoga e Meditação, optativas e cada vez mais procuradas por alunos dos mais variados cursos da Universidade. A Profª Rejane destaca que, em parceria com a Arte de Viver, o Instituto vem realizando eventos com crescente adesão da comunidade.

Entre as atividades estão a Meditação na UFC (nos campi do Pici e Benfica e, no mês passado, pela primeira vez, no Campus do Sobral) e Meditação da Lua Cheia, na Praia de Iracema, "que chegam a atrair uma média de 200 pessoas por evento, chegando a 400 pessoas no mês de abril". A parceria também resultou na realização do evento Planeta Medita, em setembro do ano passado, que lotou o jardim da Reitoria. No Dia Internacional do Yoga, alunos da disciplina participarão como voluntários.

A UFC já tem tradição como incentivadora do yoga. Em 1988, o Prof. Raimundo Hélio Leite, então Reitor da UFC, a partir de ideia do Prof. Harbans Lal Arora, criou o Curso de Extensão em Yoga, por muitos anos realizado em parceria com a Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga (Acepy).

ARTE DE VIVER E A PAZ MUNDIAL – Fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar, a Arte de Viver é uma organização humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. A organização opera globalmente, em pelo menos 152 países. Os programas da entidade seguem a filosofia de paz de seu idealizador, que afirma: "A menos que tenhamos uma mente livre de estresse e uma sociedade livre da violência, nós não alcançaremos a paz mundial". Saiba mais no site nacional do evento.

Fonte: Profª Lúcia Rejane Araújo, vice-diretora do Iefes – fones: 85 98818 1692 e 3366 9533