Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes tem sua primeira defesa de tese

Imagem: Anselmo Ramalho Pitombeira Neto é professor do Departamento de Engenharia de Produção e autor da primeira tese a ser defendida no Petran (Foto: Arquivo Pessoal)Será defendida nesta segunda-feira (29), às 14h, no Departamento de Engenharia de Transportes (Bloco 703, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), a primeira tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran) da UFC. Com o título "Dynamic bayesian statistical models for the estimation of the origin-destination matrix" (Modelos estatísticos bayesianos dinâmicos para estimação de matrizes origem-destino), a pesquisa é de autoria de Anselmo Ramalho Pitombeira Neto, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFC e doutorando do Programa.

A tese do Prof. Anselmo traz contribuição metodológica para a compreensão dos padrões de deslocamento das pessoas e cargas em uma cidade, possibilitando um planejamento urbano mais integrado e eficaz. O orientador do trabalho é o Prof. Felipe Grangeiro Loureiro. A banca examinadora será composta por: Prof. Carlos Felipe Grangeiro Loureiro (presidente), da UFC; Prof. Bruno Vieira Bertoncini, da UFC; Prof. Francisco Moraes de Oliveira Neto, também da UFC; Prof. Claudio Barbieri da Cunha, da Universidade de São Paulo (USP); e o Prof. Luis Eduardo Carvalho, da Boston University.

O Petran é o único programa de pós-graduação em Engenharia de Transportes do Norte e Nordeste brasileiro e tem como objetivo formar, nos níveis de mestrado e doutorado, pesquisadores e docentes, assim como capacitar profissionais do setor de Transportes em duas áreas de concentração, cada uma com três linhas de pesquisa: Infraestrutura de Transportes (Caracterização de Materiais, Mecânica dos Pavimentos, Gerência de Pavimentos) e Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes (Mobilidade e Acessibilidade de Pessoas, Transporte e Logística da Carga, Tráfego Urbano e Rodoviário).

Sua estrutura acadêmica se apoia em seus dois grupos de pesquisa – Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP) e Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (GTTEMA). Atualmente, o corpo docente é composto por 10 professores permanentes, metade deles bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Desde sua implantação em 2000 (com doutorado a partir de 2011), foram formados mais de 100 mestres, com atuação em órgãos públicos, empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior, confirmando a abrangência da inserção acadêmica e social do Petran.

Fonte: Prof. Felipe Loureiro, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC – fone: 85 3366 9488 (ramal 211)