Público de Fortaleza adere ao Dia Internacional do Yoga no Parque do Cocó

Imagem: Com promoção da UFC, Dia Internacional do Yoga foi celebrado no Parque do Cocó (Foto: Divulgação)"O Yoga é muito mais que a condição física. Não estamos celebrando apenas um dia, também estamos treinando a mente humana para iniciar uma nova era de paz". As palavras do primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, ecoaram pelo mundo nesse 21 de junho, Dia Internacional do Yoga. Foi a pedido dele que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a data. Em todo mundo, centenas de países realizaram celebrações, entre eles o Brasil. Fortaleza foi uma das cidades brasileiras a comemorar com programação no final da tarde, no Parque do Cocó. O evento local foi promovido pela organização internacional Arte de Viver e o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC.

O evento contou com participação de professores representantes de escolas de Yoga de Fortaleza. Desde as 15h30min, as pessoas começaram a chegar ao Parque atraídas pelo convite de fazer uma celebração do Yoga como união do corpo-mente-espírito em favor de um mundo livre de estresse e de violência. Aos poucos, crianças e adultos foram se espalhando no gramado formando um público estimado em pelo menos 700 pessoas, segundo a organização do evento.

Na abertura, foram feitas homenagens a pioneiros do Yoga no Ceará, entre eles o Prof. Harbans Arora e a Profª Ved Arora, indianos radicados no Ceará, onde fundaram o Instituto de Yoga Vivekananda, e a Profª Neusa Veríssimo, criadora da escola que leva seu nome e uma das fundadoras da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas do Yoga (Acepy). O ex-Reitor da UFC, Prof. Hélio Leite, também estava na lista de homenageados mas não pôde comparecer. Em reconhecimento ao trabalho dos homenageados, o diretor do Iefes, Prof. Antonio Barroso Lima, fez a entrega de uma placa.

O aulão de Yoga para o público foi antecedido de uma breve explicação sobre essa antiga prática física, mental e espiritual nascida na Índia. Quando chegou ao Ocidente, foi associada a pessoas alternativas, mas hoje, como esclareceu a Profª Lúcia Rejane, está inclusive no ambiente das grandes organizações ocidentais.

"Os benefícios do Yoga são muitos: melhora a saúde, a memória e a concentração, aguça o intelecto, diminui o estresse do organismo e aumento os níveis de energia. Faz aumentar também a intuição e a criatividade, imprescindíveis para superarmos os obstáculos e problemas do dia a dia", explicou.

O público também foi informado de que Yoga é muito mais do que apenas ásanas ou posturas. "É estilo de vida. Yoga é o que faz você ser estável. Aquilo que te faz feliz. Yoga é o que leva você além das limitações do corpo. Yoga permite que você tenha uma mente calma, feliz e encontre novas dimensões em sua vida".

AULA E FEIRA GASTRONÔMICA – Enquanto as explicações eram dadas no palco, na área ao lado professores de Yoga representantes de 10 escolas se preparavam para o aulão, que foi iniciado por uma harmonização por meio de sons de taças tibetanas com Ananda Kaur e Mary Campos.  Em seguida, Ved Arora e Lúcia Rejane conduziram exercícios de respiração (pranayamas) e, revezando-se no palco, 10 professores deram as instruções para uma série de posturas (ásanas). O relaxamento foi ao som do gongo, com o musicoterapeuta Rafael Moreira.

A preparação para a meditação final do público foi feita por crianças da Escola Vila. Ao microfone, explicaram que diariamente fazem a meditação vibrando pela paz em suas famílias, "no bairro, na escola, na cidade, no Brasil, nos países do mundo". A Profª Lúcia Rejane lembrou de pedir um minuto de silêncio em memória do mestre brasileiro Prof. Hermógenes, pioneiro do Yoga no Brasil, e anunciou, então, a meditação guiada por Sri Sri Ravi Shankar, através de uma gravação em inglês, com tradução para o português feita por um narrador.  Ravi Shankar, líder pacifista criador da Arte de Viver, também defendeu a criação do Dia Internacional do Yoga.

Como o Yoga é uma prática que envolve os diversos aspectos do viver, o evento também contou com uma feira gastronômica de alimentação vegetariana vegana, sob coordenação do Veg Gourmet. Para realização do evento, fizeram parte da equipe voluntários da Arte de Viver, bem como servidores e alunos da UFC.

Fonte: Profª Lúcia Rejane Araújo, vice-diretora do Iefes – fone: 85 8818 1692