Estudantes de Jornalismo e Design de Moda expõem ensaios fotográficos produzidos no Centro

Imagem: Modelo participa de ensaio de moda no Centro de Fortaleza (Foto: Marília Camelo)Editoriais de moda no Centro da cidade realizados como trabalho de encerramento da disciplina Jornalismo de Moda, cursada por alunos das graduações em Jornalismo e Design de Moda da UFC em 2015.1, serão expostos nesta quinta-feira (25), a partir das 20h, no Bar e Restaurante Mambembe (Rua dos Tabajaras, 386, Praia de Iracema).

A proposta de sair da sala de aula e participar de uma experiência real foi lançada pela Profª Naiana Rodrigues, do Curso de Jornalismo. Em um mês, os estudantes tiveram de produzir minieditoriais de moda sobre a temática "Moda, espaço urbano e memória". Tendo a Praça General Tibúrcio (mais conhecida como Praça dos Leões) e o Passeio Público como cenários, cerca de 30 estudantes correram contra o tempo para criar um conceito, angariar figurino, encontrar modelos e  realizar sessões fotográficas (shooting) nos dias 13 e 20 de junho.

"A ideia é que os alunos consigam exibir um conceito, de natureza abstrata, por meio das roupas e acessórios, da posição corporal das modelos e do ambiente, ou seja, que eles construam uma mensagem de fácil compreensão usando os recursos da moda e da fotografia", explica a Profª Naiana Rodrigues.Imagem: Modelo participa de ensaio de moda no Centro de Fortaleza (Foto: Lucas Menezes)

Serão exibidas cerca de 40 imagens que versam sobre diferentes apropriações simbólicas do espaço urbano, desde narrativas futuristas e sertanejas a críticas sobre o abandono da metrópole.

"O interessante da execução do editorial foi conseguir dar um olhar diferente para a moda no Ceará e para algo que já é tão próprio das nossas memórias como é o retirante", explica a estudante de Design de Moda Roberta Forte, cuja equipe trouxe uma migrante do futuro para os dias atuais. Ela já está concluindo a graduação, atua na área, mas isso não diminuiu a empolgação com a atividade. "A expectativa agora fica na exposição dos trabalhos, em ver como cada um trabalhou o tema com a moda e em saber se a ideia do retirante do futuro foi tão 'eureca' como a gente pensou que seria", diz Roberta.

Para tornar a experiência o mais próxima possível da vivência da produção de editoriais de moda para o Jornalismo, a turma contou com a colaboração dos fotógrafos Marília Camelo e Lucas de Menezes, fotojornalistas com experiência na cobertura de moda.

Fonte: Profª Naiana Rodrigues, do Curso de Jornalismo da UFC – fone: 85 98811 3367