Divulgado índice de participação de professores e estudantes na avaliação institucional da UFC

Imagem: Banner da Avaliação InstitucionalA Comissão Própria de Avaliação (CPA), que coordena o processo de avaliação institucional da UFC, e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) divulgaram os percentuais de participação da última edição, realizada de 1º a 19 de junho. De acordo com os relatórios, foram obtidos 68,94% de participação dos professores e 72,71% dos estudantes.

Por meio de formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), alunos e professores de graduação presencial da UFC tiveram a oportunidade de opinar sobre a qualidade de seus cursos, atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de infraestrutura, biblioteca, laboratório, além de fazerem uma autoavaliação. Já os professores avaliaram o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, além de também realizarem uma autoavaliação.

Segundo os relatórios, dos 1.526 docentes aptos, 1.052 participaram da avaliação. Os destaques foram os campi do Interior: Crateús e Russas tiveram 100% de participação; Quixadá com 95% e 81,82% em Sobral. Em Fortaleza, entre os centros, institutos e faculdades que mais aderiram estão o Instituto de Educação Física e Esportes (90,91%) e a Faculdade de Educação (87,50%). De acordo com o presidente da CPA, Prof. Hermógenes David de Oliveira, o menor índice foi obtido na Faculdade de Direito, com apenas 46%, sendo a única unidade que não atingiu os 50% de participação.

Entre os estudantes, participaram 15.854 dos 21.804 aptos, e os percentuais em quase todas as unidades foram superiores à metade, com destaque para o Campus de Sobral (80,91%). Em Fortaleza, a unidade acadêmica mais participativa foi a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (79,54%), seguida pelo Instituto de Educação Física e Esportes (78,46%), Centro de Ciências Agrárias (77,56%), Faculdade de Educação (76,67%), Centro de Tecnologia (75,91%) e Centro de Ciências (73,81%).

A representatividade também foi elevada em algumas unidades acadêmicas, com destaque para os cursos: Medicina – Sobral (95,18%), Letras-Libras – Licenciatura (92,86%), Gestão de Políticas Públicas – Bacharelado (91,03%), Engenharia Metalúrgica (89,52%), Engenharia de Energias e Meio Ambiente (88,25%), Psicologia (87,02%), Enfermagem (85,52%) e Biotecnologia (85,47%).

O presidente da CPA, Prof. Hermógenes David de Oliveira, afirmou estar satisfeito com o resultado. "Apesar do pouco tempo hábil para trabalhar a campanha, o índice de 60% de participação em boa parte das unidades foi gratificante. E isso se deu por conta do trabalho com os coordenadores dos cursos de graduação e o trabalho corpo a corpo com estudantes e professores. Claro que o questionário pode ser melhorado, e agora é a hora de fazer o balanço para que o processo de 2015.2 seja melhor", ressaltou ao explicar que será realizado o balanço crítico do processo para coletar sugestões para os próximos períodos avaliativos.

Os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas, que contarão com as coordenações de cursos na elaboração de planos de melhoria. Os docentes poderão visualizar o resultado de sua avaliação através do SIGAA, em agosto, e os estudantes terão acesso aos relatórios e planos de melhorias a serem publicizados em um site próprio da CPA, em fase de construção.

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.