Pesquisador da Universidade da Califórnia realiza palestra segunda-feira (29), no Pici

Imagem: Prof. James Sethian, da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA)Será realizada na próxima segunda-feira (29), às 10h, a palestra "A Matemática do Movimento de Interfaces: impressoras industriais, semicondutores, imageamento médico e bolhas de sabão", no auditório do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da UFC (Bloco 725, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). O palestrante será o Prof. James Sethian, do Departamento de Matemática da Universidade da Califónia, em Berkeley (Estados Unidos).

A apresentação discutirá sobre aplicações científicas e de engenharia das técnicas de interface de propagação. Sethian propõe-se a abordar, sob o olhar matemático, interfaces de programação em nosso cotidiano, respondendo a questões: Como impressoras de jato de tinta funcionam? O que acontece quando a torneira pinga? Como podemos orientar sondas químicas através de materiais complexos? Como semicondutores são construídos? Como podemos automatizar a detecção precoce da doença ocular? Como fazer bolhas de sabão formarem-se e romperem-se?

James Sethian é professor titular da Universidade da Califórnia, membro da Academia Nacional de Ciências e membro da Academia Nacional de Engenharia, nos EUA. Entre os seus trabalhos destacam-se métodos matemáticos como "Level Set" e "Fast Marching", amplamente utilizados em impressoras, robôs e outros dispositivos industriais. O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações no site do Grupo de Processamento de Imagens da UFC.

Fonte: Profª Fátima Sombra, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC– fone: 85 3366 9467