Procurar no portal

Programação de julho do Teatro Universitário tem diversidade de linguagens

Imagem: O ator e diretor Ricardo Guilherme apresenta "No Ato" nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)Contos de Luis Fernando Veríssimo, relatos memorialísticos de Nelson Rodrigues, ritmos africanos e seus desdobramentos para a cultura popular brasileira, rock autoral, reflexões sobre as relações entre médicos e pacientes e turnê patrocinada por edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) compõem a diversa programação de julho do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC. Confira a seguir:

De 1º a 4 de julho, sempre às 19h30min, alunos da turma de 2013 do Curso de Teatro da UFC apresentam a montagem "Deslegível". Com adaptação e direção de Pedro Henriques, orientação para canto do maestro Poty e iluminação de Wallace Rios. O espetáculo apresenta adaptações de contos de Luis Fernando Verissimo e dramaturgia de Newton Moreno, acompanhado de células cênicas criadas a partir das experiências vividas pelos alunos nas disciplinas de interpretação e fragmentos de canções.

Imagem: Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (Foto: Divulgação)"No Ato", nesta quinta-feira (2), às 16h, é uma compilação de crônicas e relatos memorialísticos de Nelson Rodrigues dirigido e apresentado pelo ator, diretor e professor Ricardo Guilherme. No palco do TU, o texto converte-se, sob o ponto de vista temático, em manifesto que aborda as relações do ator com o espectador de teatro, considerando-se as especificidades da atividade cênica, sobretudo sua natureza efêmera e performática, cuja dinâmica justifica a alusão insistente e cíclica de que o teatro está em crise. A abordagem caracteriza esse estado crônico de crise como salutar, detectando nele uma inerente oportunidade de crítica e de autocrítica capaz de ratificar a vocação dialógica do ato teatral como uma ação interpessoal e radicalmente coletiva, que se fundamenta numa postura relacional, relativizadora e intersubjetiva.  

Já de 8 a 10 de julho, às 20h, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, da UFC, apresenta o seu segundo espetáculo, "Agô Tambor", baseado em uma construção cênico-percussiva inspirada em ritmos da cultura africana e seus desdobramentos nas manifestações da cultura popular brasileira. O enredo traz nos toques do agogô – instrumento tradicional da música yorubá africana – as principais sonoridades arranjadas musicalmente nos ritmos como kpatsa, sikyi, congada e samba-reggae.

Imagem: Banda A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes (Foto: Divulgação)Dirigido pela Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC, e co-dirigido por Artur Guidugli, o espetáculo tem figurinos de Isac Bento e preparação corporal de Aristides de Oliveira. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Acesse o programa de "Agô Tambor".

No dia 14 de julho, às 20h, a banda A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes apresenta show com músicas autorais e músicas consagradas em novas versões, tendo o rock como base. O grupo é formado por Rodrigo Ferrera (vocais), Jeferson Tinôco (guitarra e vocais), Bruno Leonardo (guitarra) e Wendel (bateria).

Com direção de Abimaelson Santos, o espetáculo "50' de solidão" será apresentado de 28 de julho a 1º de agosto, sempre a partir das 19h30min. Produzido pelo Pacto Coletivo de Teatro, propõe um debate sobre o corpo humano em estado psíquico de decomposição a partir de um olhar específico, as relações entre médicos e pacientes. Em cena, uma livre adaptação do texto 4:48 Psicose, da dramaturga inglesa Sarah Sane (1971-1999). Duas personagens, uma médica e uma paciente, que debatem assertivamente sobre o estado profundo de morbidez psicológica do corpo. No decorrer da trama, entre declarações amorosas e conflitos, um angustiante fim se aproxima. O elenco é formado por Leuise Furtado, Lidya Ferreira e Karen Cristini.

Já no dia 27, a partir das 19h, será apresentado o trabalho de conclusão da disciplina "Dança investigação técnica: elementos básicos", da turma de graduação em Dança da UFC em 2015.1. Com fotografia de Davi Leão, o espetáculo "Salve!" tem direção da Profª Andréia Pires e propõe "um brinde à repressão, ao repúdio, à intolerância, à moral conservadora, aos certos, às certezas de tudo, à verdade dita em nome do divino, ao virtuosismo e (...) ao leite que jorra na cara dos caretas".

Imagem: Cena de "Solo Almodóvar" (Foto: Marcele Pontes)CARAVANA 3 MARIAS – Em turnê por cinco capitais brasileiras, a Caravana 3 Marias, projeto contemplado em edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega ao Teatro Universitário para apresentar três solos: "Solo Almodóvar", no dia 17, às 20h; "Amanheceu", no dia 18, às 20h; e "Benedita", dia 19, às 19h. No dia 18, às 18h, o Grupo Teatro Novo é convidado local da Caravana e apresenta o espetáculo solo "Anônimos", de Sidney Malveira.

O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832.

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300