Abertas inscrições para cursos de língua e cultura brasileiras para estrangeiros

Imagem: O curso de português é destinado a alunos de mobilidade acadêmica da UFC e estrangeiros que residam em Fortaleza (Foto: Divulgação)O Departamento de Letras Vernáculas da UFC estará com inscrições abertas, de 20 a 31 de julho, para o Curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras. É destinado a alunos de mobilidade acadêmica da UFC e estrangeiros que residam em Fortaleza, com os documentos regularizados.

As aulas, a serem ministradas naquele Departamento (Av. da Universidade, 2683 – Área 1 do Centro de Humanidades, bloco 125, 1° andar, Campus do Benfica), a partir de 3 de agosto, ocorrerão das 18h às 19h30min, em dois dias da semana, totalizando 64 horas/aula. As inscrições podem ser solicitadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e o pedido será submetido à avaliação da coordenação do curso.

O projeto de extensão é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) desde 2012, com o objetivo de ensinar a língua portuguesa aos estudantes de mobilidade acadêmica de outros países, o que foi estendido posteriormente à comunidade estrangeira de Fortaleza. O curso é gratuito.

A Profª Eulália Leurquin acrescenta que o material didático é produzido pelo GEPLA. "O foco é a comunicação, a partir de tarefas, situações comunicativas, com o objetivo de desenvolver competências necessárias para o estrangeiro resolver situações reais de comunicação. A gramática está a serviço, portanto, desta comunicação", diz. O programa também engloba informações sobre literatura, cultura, história brasileira

CASA DE CULTURA – Estarão abertas, de 20 a 24 deste mês, as matrículas e inscrição ao teste de nível para o II semestre do curso Português para Estrangeiros: Língua e Cultura Brasileira, oferecido pela Casa de Cultura Portuguesa da UFC. O curso totaliza 60 horas/aula e será uma continuação do que foi oferecido nos semestres 2014.2 e 2015.1. Para esse próximo período, não serão ofertadas vagas para o semestre I. No entanto, haverá 10 vagas que serão preenchidas, através de uma prova de nivelamento, por aqueles estudantes que não fizeram o semestre inicial, mas que já deverão ingressar no semestre II.

Alunos veteranos e os interessados em fazer o teste de nível devem comparecer à Secretaria da Casa (Av. da Universidade, 2683, Benfica) nos dias previstos para matrícula ou inscrição. Os novatos deverão estar munidos de passaporte (original e cópia) e ficha de inscrição, que poderá ser preenchida no local. Já os veteranos deverão somente preencher uma ficha de matrícula.

As inscrições e a matrícula no curso serão gratuitas. O processo seletivo para novatos será através de prova de nivelamento, que ocorre no dia 27 deste mês, às 8h. Deverão participar da prova de nivelamento somente os estudantes que não tiverem cursado o semestre I na Casa de Cultura Portuguesa.

Fontes: Profª Eulália Leurquin, do GEPLA – fone: 85 3366 7624 / Prof. Nonato Furtado, da Casa de Cultura Portuguesa da UFC – fones: 85 3366 7649 e 3366 7650