Mudança no sistema de acesso eletrônico ao RU trará vantagens aos usuários

Imagem: O sistema de acesso eletrônico aos restaurantes dos campi da UFC está passando por mudanças (Foto: Jr. Panela)O sistema de acesso eletrônico aos restaurantes dos campi da UFC está passando por mudanças, no intuito de melhorar o atendimento oferecido aos milhares de usuários. A instalação do novo sistema, que será vinculado ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), está em andamento. Durante o período de transição, os usuários devem atentar para alterações relativas ao acesso.

Até segunda-feira (20), será permitida a compra de apenas um crédito por refeição nos cartões eletrônicos. Depois, o acesso aos RUs  somente será permitido por meio de tíquetes, adquiridos nas bilheterias dos próprios refeitórios. Para isso é necessário comprovar o vínculo com a Universidade. Estudantes devem exibir carteira de estudante ou comprovante de matrícula, acompanhado de documento de identidade com foto; professores e servidores técnico-administrativos terão de apresentar contracheque, acompanhado de documento de identificação com foto; e os funcionários terceirizados terão de  apresentar documento de identificação com foto.

No período de 20 de julho a 31 de agosto, os comensais que ainda tiverem créditos em seus cartões terão o saldo convertido em tíquetes, troca a ser realizada nos guichês de atendimento dos RUs.

NOVO SISTEMA – Mais moderno, o novo sistema trará várias vantagens aos usuários. "No caso dos estudantes, por exemplo, os cartões poderão ser revalidados automaticamente a cada semestre, logo após a matrícula ser efetuada", observa o coordenador do RU, Franzé Cruz. "Além disso, esse é um sistema próprio, desenvolvido na UFC, cuja manutenção será feita pela própria equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI)", explica Cruz para enfatizar a economia que a Instituição fará.

"O sistema passará a ser integrado aos demais sistemas da Universidade, como membro da plataforma SI3, na qual as informações relacionadas aos restaurantes serão armazenadas", informa o Prof. Joaquim Bento, diretor-executivo da STI.

O módulo de gerenciamento do RU contido no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) apresenta funcionalidades que o diferenciam para melhor, garante o Prof. Bento, como o fato de o comensal ser informado de seu saldo de créditos ao acessar os restaurantes.

Numa versão futura, as vendas poderão ser baseadas na Guia de Recolhimento da União (GRU), atendendo uma demanda da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis de eliminar o fluxo de dinheiro nos restaurantes.

Fontes: Natália Vasconcelos, diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição do Restaurante Universitário da UFC – fone: 85 3366 7441 / Prof. Joaquim Bento, diretor-executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação – fone: 85 3366 9999