História da política museológica brasileira é tema de curso gratuito

Imagem: Museu de Arte da UFC foi inaugurado em 1961 (Foto: Davi Pinheiro)O Ministério da Cultura (MinC), a Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM/CNPq), do Departamento de História da UFC, apresentam o curso gratuito "Por uma história da política museológica brasileira: intercâmbios e trocas culturais no desenvolvimento de um projeto de nação (1970-1990)". Realizado de 10 a 21 de agosto de 2015, no auditório daquele Departamento (área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), o curso tem como objetivo refletir sobre os diferentes modos pelos quais a elaboração de políticas para museus se constitui como política de memória e se insere nas práticas sociais.

Totalizando 30 horas/aula, a formação será dividida em 10 encontros de 3 horas/aula, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, compondo dois módulos que visam pensar sobre o tema a partir das trocas culturais entre técnicos e acadêmicos brasileiros e de outros países, sobretudo, da Inglaterra. Serão oferecidas 30 vagas. Interessados devem se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O curso tem como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação em ciências humanas, representantes de museus, professores da rede pública de ensino e interessados.

Esta ação é uma realização do MinC, através do edital Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios 2014, com verba do Fundo Nacional de Cultura, que financiou a participação do pesquisador Yazid Jorge Guimarães Costa, graduado em História (UFC), mestre em Memória Social (UNIRIO) e membro do GEPPM. O pesquisador esteve por um mês como aluno visitante do Programa de Pós-Graduação da School of Museum Studies da University of Leicester (Inglaterra), realizando pesquisa bibliográfica e documental.

O GEPPM é um grupo fundado em 2007, indexado ao diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo Prof. Antonio Gilberto Ramos Nogueira. O GEPPM se reúne periodicamente e tem as seguintes linhas de pesquisa: Trabalhos da Memória e Patrimônio; História e Patrimônio Documental; Patrimônio e Museus; Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio Cultural; Cultura, Patrimônio e Cidade; e Patrimônio e Educação.

Esta ação também conta com o apoio do Memorial da UFC, do Museu do Ceará e do Sistema Estadual de Museus do Ceará.

Fonte: Prof. Antonio Gilberto Ramos Nogueira, Departamento de História da UFC – fones: 85 3366 7739 e 3366 7738