Saiba como solicitar a progressão docente
- Quarta, 05 Agosto 2015 13:13
A progressão funcional para docentes é a passagem para o nível ou classe imediatamente superior a qual o servidor se encontra. Essa passagem pode acontecer de duas maneiras: por mérito ou por título, devendo ser solicitada pelo docente, já que o processo de progressão não é automático.
Na progressão funcional por mérito, o docente passa de um nível para outro imediatamente superior, dentro de uma mesma classe, a cada período de dois anos. Assim, por exemplo, se ele estiver no nível adjunto 1 passará para o adjunto 2. Para solicitar a progressão, o docente deve concluir pelo menos dois anos no nível atual e então requerer a sua progressão junto ao departamento em que está lotado.
O processo passará pela avaliação de uma banca de professores, em que pelo menos três devem ser externos à UFC. A partir daí, se for aprovado, será encaminhado para a Reunião de Colegiado e para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), para depois ser finalizado na Progep.
Deve-se apresentar no momento da solicitação, o formulário preenchido e o relatório de atividades docente, disponível no Sigepe.
Saiba mais como acessar o relatório de situação funcional.
Os adicionais financeiros da progressão começam a valer a partir da data de aprovação da banca avaliadora, então, uma vez finalizado o processo, o servidor recebe o valor retroativo a partir daquela data.
Leia mais sobre a progressão por mérito.
PROGRESSÃO POR TÍTULO – Após a obtenção do título de mestre ou doutor, é possível tentar uma aceleração de promoção. Assim, a progressão acontece de uma classe para o nível inicial da outra imediatamente superior, exceto a de professor titular. A classe máxima obtida por titulação é a de adjunto, com o título de doutor. Para o título de mestre, a classe é a de assistente.
Desse modo, independente do intervalo de tempo, uma vez obtido o título, o servidor pode dar entrada na sua progressão. O processo segue os mesmos trâmites da progressão por mérito, devendo ser solicitado no departamento em que o servidor é alocado. A única diferença é que antes de ser encaminhado à Progep, o título será avaliado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Leia mais sobre a progressão por titulação.
Para mais informações:
Comissão Permanente de Pessoal Docente – fone: 85 3366 7430
Central de Serviços ao Servidor – fone: 85 3366 7395
Camila Izidorio, da Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho (Dicad) – fone: 85 3366 7408 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.