Espetáculos gratuitos de Teatro-Fórum são apresentados em agosto no ICA-Carapinima

Durante as sextas-feiras de agosto, os fortalezenses vão ter a oportunidade de participar de espetáculos de Teatro-Fórum, uma das técnicas mais conhecidas do Teatro do Oprimido, poética criada pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal (1931-2009). As sessões vão acontecer no Instituto de Cultura e Arte (ICA-Carapinima – Av. Carapinima, 1615, Centro), a partir das 19h30min. A entrada é franca, mas serão distribuídas senhas a partir das 19h, conforme a capacidade de 40 lugares do espaço.

Nos dias 7 e 21 de agosto, será apresentado o espetáculo "Olhos Ilegais", que tem como tema a homofobia. Já nos dias 14 e 28 de agosto, a temática é a violência contra a mulher, com o espetáculo "Não saia". O trabalho é uma criação coletiva, resultado de disciplina de férias do Curso de Teatro da UFC, ministrada pela Profª Carolina Vieira.

Segundo a professora, que também é diretora dos espetáculos, o objetivo principal do Teatro-Fórum é estimular a transformação social através da arte. "Um espetáculo de Teatro-Fórum é uma espécie de ensaio para a vida, no qual são pensadas alternativas para problemas de opressão", ressalta.

Uma sessão de Teatro-Fórum começa com a apresentação de uma cena nos moldes do teatro tradicional, com os elementos característicos, como atores, figurino, iluminação, cenário e trilha sonora. De acordo com a Profª Carolina Vieira, a cena deve, necessariamente, tratar de um problema de opressão. Mas, diferente do que estamos acostumados a assistir, nesse caso, o protagonista da história não tem um final feliz.

"No final da cena, o oprimido não consegue ter uma reação para sair do problema, então a plateia, chamada no Teatro-Fórum de espect-atores, é convidada a tomar o lugar do ator protagonista para propor alternativas para a situação exposta. Tudo isso como se fosse o personagem, refazendo a cena, improvisando junto com os outros atores", comenta a Profª Carolina.

TEATRO DO OPRIMIDO – A poética do Teatro do Oprimido foi criada por Augusto Boal nos anos de 1970. Baseado na Pedagogia do Oprimido do educador Paulo Freire (1921-1997), é uma metodologia de trabalho política, social e artística. A ideia principal de Boal é que "todo mundo é teatro, todo mundo atua, até os atores". Nos espetáculos de Teatro-Fórum, os espect-atores, assim como os atores, participam ativamente da cena, numa espécie de jogo de improvisação, mediada por facilitadores conhecidos por curingas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332