Formandos celebram a conquista de colar grau na UFC

Imagem: Orador discente destacou superação e vitória (Foto: Jr. Panela)Todas as semanas, durante quatro anos e meio, Iderlon Lima, 28 anos, tinha que cruzar a divisa entre os estados do Piauí e Ceará, saindo do município de Assunção, onde mora, para ter aulas em Quiterianópolis, onde cursou Licenciatura em Matemática, através do Instituto UFC Virtual. Os inúmeros obstáculos que encontrou no caminho de sua graduação ele lembrava ontem, durante a cerimônia de colação de grau. Emocionado, contou: "Às vezes, dava vontade de desistir, mas eu continuei. Pensava no sonho que tinha e que, agora, estou realizando".

Iderlon não foi o único a encontrar dificuldades. Na primeira noite de solenidades de colação de grau da UFC em Fortaleza, 596 alunos, trazendo em sua bagagens as mais diversas trajetórias, graduaram-se em 23 cursos ofertados pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA), pelo Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), pelo Instituto UFC Virtual e pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar), além dos cursos de Fisioterapia (Faculdade de Medicina) e de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas).

Veja mais fotos da solenidade desta segunda-feira (10) no Flickr da UFC

Veja como foi a colação em Sobral

Reitor destaca a conquista dos concludentes

O desafio de superar distâncias para sentar em uma das concorridas cadeiras da UFC também fez parte da rotina de Rayanne Diógenes, 21 anos, que se graduava ontem em Letras – Português. Juntamente com três colegas, ela saía de Jaguaribara, com transporte fornecido pelo município, para ter aulas no Polo de Russas. "Foram quatro anos e meio de muita luta, porque morávamos em uma cidade distante. Mas eram apenas 30 vagas e havíamos conseguido estar dentro, então persistimos. No segundo semestre, eu já comecei a trabalhar e ficou mais difícil. Mas, após todas essas dificuldades, conseguimos. Hoje, leciono Português e Artes numa escola estadual do município e me sinto vitoriosa”, revela.

Imagem: 596 alunos de 23 cursos graduaram-se nesta segunda-feira (10) (Foto: Jr. Panela)Já Luri Sasahara, 23 anos, saiu do município de Ubajara para realizar o sonho de estudar Farmácia em Fortaleza. "É o que sempre quis fazer. Foram cinco anos e o curso é muito difícil. Cheguei a ter dúvidas sobre a minha escolha no começo, mas então me encontrei. É um curso multidisciplinar, onde podemos trabalhar de forma direta e indireta com o paciente, mas é preciso muito empenho, dedicação e amor para seguir até o fim. E hoje eu me sinto muito grata por ter conseguido".

Para a agora recém-formada Beatriz França, 22 anos, que cursou Ciências Ambientais, a Universidade representou bem mais do que sua formação profissional. "Durante o período do curso, passei pelo Conselho Consultivo do Labomar, pelo Centro Acadêmico, além de laboratórios de pesquisas químicas. Foi muito importante ter essa dimensão política, por ter a visão de como funcionam as coisas, por poder dar voz ao curso e aos alunos. Isso me acrescentou como cidadã, e não somente como aluna. Minha formação foi completa", afirma Beatriz, reforçando que, por todas essas experiências, decidiu optar por seguir a carreira acadêmica.

CONQUISTA – As amigas Luiza Mônica, 24 anos; Jamily de Souza, 27 anos; Samara Pereira, 23 anos, e Clara Estefânia, 22 anos, se abraçavam, felizes, na Reitoria da UFC, pouco antes de iniciar a cerimônia de colação de grau. Trazendo consigo o sentimento de conquista, elas comemoravam o fato de terem conseguido entrar no Curso de Administração Pública, após concorrerem com quase 900 pessoas por 50 vagas, em 2010, e estarem, cinco anos depois, recebendo o diploma de graduadas. "Estamos aqui conquistando mais um objetivo. Afinal, é um grande orgulho para cada uma de nós poder se formar na UFC", celebrava Clara.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332