"São 596 vencedores", afirmou Reitor em exercício na colação de grau de segunda-feira

Imagem: Reitor Henry Campos, entre os Pró-Reitores Ciro Nogueira e Custódio Almeida, aplaude os formandos (Foto: Jr. Panela)Afirmando estar diante de 596 vencedores, o Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor em exercício da UFC, iniciou seu discurso de saudação aos graduados na solenidade de colação de grau na noite desta segunda-feira (10), realizada na Concha Acústica da Reitoria, para logo em seguida dizer que "quando desembarcaram na Universidade, anos atrás, vocês buscavam novos conhecimentos que pudessem alicerçar uma carreira profissional exitosa, e terminaram apreendendo, também, lições de ética, de cidadania, e abriram o espírito para os valores humanísticos, despertando para a realidade social que nos cerca".

Em discurso curto e preciso, o representante do corpo discente, Artur de Oliveira da Rocha Franco, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, pautou sua fala nos conceitos de "determinação, superação e gratidão". Antes, fez um parêntese para lembrar que "aluno é um termo que vem do latim e significa 'aquele que não possui luz' e, embora parecendo ofensivo, retrata o que somos, pois buscamos a luz do conhecimento".

Veja como foi a colação em Sobral

Conheça as histórias de quem se formou nesta segunda-feira (10)

Veja mais fotos da solenidade desta segunda-feira (10) no Flickr da UFC

Voltando aos conceitos, assegurou ser necessário determinação "para caminhar em meio às trevas e não recuar diante do desconhecido; superação das dificuldades encontradas e gratidão às pessoas que nos acompanharam na caminhada". Por fim, desejou que a jornada de vida de todos seja longa e próspera e pediu que todos nunca esqueçam que "ninguém saberá tanto que não possa aprender e que ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar. Portanto, compartilhe e respeite o próximo".

CURIOSIDADE – Escolhida para falar em nome do corpo docente, a Profª Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso, chefe do Departamento de Enfermagem, pegou do escritor Rubem Alves a frase em que afirma que "as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor" para conclamar os graduandos a olharem "o mundo com curiosidade, com criatividade, com respeito e ética". Recomendou, também, que os agora profissionais "sejam competitivos, busquem qualificação, saibam usar o conhecimento adquirido para o bem".

Admitindo ser uma grande alegria compartilhar o momento da colação de grau, a Profª Vera Lúcia Cardoso relembrou o papel difícil e desafiador da docência, "e esse momento de festa também nos dá um feedback de nossa atuação". Finalizando, pediu que os formandos se tornem "agentes de mudança que resultem em contribuições para um País melhor".

Imagem: Concludentes fazem juramento diante das autoridades universitárias (Foto: Jr. Panela)COMPROMISSO SOCIAL – O crescimento da UFC foi lembrado no discurso do Prof. Henry Campos, Reitor em exercício, que enfatizou o avanço no sentido da democratização. Por ser uma Instituição "atenta a um compromisso social inalienável, passou a acolher um número cada vez maior de jovens oriundos das classes menos favorecidas. Contrariando previsões pessimistas, a democratização tem acontecido sem que comprometa a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão".

Depois de parabenizar os formandos, aconselhou: "Sigam no rumo para onde apontam suas esperanças, seu entusiasmo, sua força juvenil. O futuro será aquele que vocês construírem".

HOJE – Na noite desta terça-feira (11), colarão grau 389 alunos de 27 cursos ofertados pelo Centro de Ciências, Centro de Tecnologia e Centro de Ciências Agrárias, em solenidade marcada para as 19h. Em nome dos docentes falará o Prof. Helano de Sousa Castro, coordenador do Curso de Engenharia de Computação, do Centro de Tecnologia. Representando os discentes, fará pronunciamento Tiago Luiz Maciel de Alencar, do Curso de Computação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 e 3366 7332