Casa Amarela recebe Cine Pravida nesta terça-feira (18)

Imagem: Cena de "A Pequena Loja de Suicídios", de Patrice Leconte (Imagem: Divulgação)A Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da UFC, receberá nesta terça-feira (18), a partir das 14h, o Cine Pravida, com exibição e debate do filme A Pequena Loja de Suicídios (2012). Para participar, as inscrições podem ser realizadas gratuitamente, no dia e no local do evento, a partir das 13h. Os participantes receberão certificado. A discussão sobre o longa será conduzida por Luidianne Araújo, psicóloga graduada pela UFC e ex-integrante do Projeto de Apoio à Vida (Pravida).

O filme é uma animação dirigida por Patrice Leconte que relata a vida em uma cidade onde todos os habitantes são depressivos, sendo uma loja que vende materiais para a realização do suicídio um lucrativo negócio da região. O comércio, porém, entra em crise quando o filho caçula dos proprietários tenta mudar a realidade do local.

A iniciativa é o primeiro pré-evento da Semana de Prevenção do Suicídio. Apoiada pelo Pravida, projeto de extensão da UFC coordenado pelo psiquiatra e professor Fábio Gomes de Matos, a Semana é organizada pelo Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará (Nupec) e conta com diversos eventos. É realizada para lembrar o dia 10 de setembro, data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o dia mundial da prevenção do suicídio. Serão ministradas palestras em diversas universidades com a participação de psiquiatras, psicólogos e de outros profissionais da área de saúde. O encerramento ocorrerá com a Caminhada de Prevenção do Suicídio, no dia 13 de setembro, na Av. Beira Mar, em Fortaleza.

Mais informações sobre a Semana estão disponíveis nas páginas do Pravida no Facebook e no Instagram.

Fonte: Ana Patrícia, integrante do Projeto de Apoio à Vida – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.