Cerimônia celebra os avanços do Curso de Computação ao longo de quatro décadas

Imagem: Coordenador do Departamento de Computação discursa na cerimôniaEra fins de 1970 e o computador, que prometia uma grande revolução no mundo inteiro, aparecia como uma novidade no Ceará. Funcionário da IBM desde 1968, o Prof. Tarcísio Haroldo Pequeno era pioneiro nesse mundo da computação, coordenando, inclusive, a primeira máquina do tipo na UFC. "Havia essa nova coisa, o computador. E essa nova profissão: a necessidade de técnicos e depois de pesquisadores para trabalharem nele. Mas não havia qualquer curso que formasse para isso, as pessoas eram formados em Engenharia ou em Matemática", lembra ele. Tomando a frente deste bonde, Tarcísio Pequeno tornou-se, então, o fundador do Curso de Computação da UFC.

Veja mais fotos da comemoração no Flickr da UFC

Na tarde da última sexta-feira (14), Tarcísio Haroldo Pequeno foi um dos quatro homenageados na cerimônia que comemorava os 40 anos do Curso de Computação, os 25 anos do Departamento de Computação e os 20 anos do Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação (MDCC). "Eu percebo que talvez a coisa mais importante de ter havido a minha existência foi a influência que me foi dada de realizar na vida de outros serem humanos, na forma de amigos, colegas e professores, através deste curso. E ver tudo o que aconteceu, centenas de alunos, doutores e mestres formados, é uma emoção muito grande para aqueles que, como eu, dedicaram-se à vida acadêmica", declara, após a cerimônia.

Ao longo destes 40 anos, o curso já graduou mais de 900 alunos. O programa de mestrado e doutorado, por sua vez, já conta com 221 mestres e 27 doutores. "O Curso de Computação é conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), está sempre recebendo 5 estrelas no Guia do Estudante da Abril, ano passado ficou em segundo lugar no ranking universitário da Folha, na avaliação do mercado, ou seja, é um curso muito bem avaliado. Então, isso mostra que a gente está no caminho certo, formando os profissionais que o mercado precisa e deseja", analisa o chefe do Departamento de Computação, Prof. José Maria Monteiro.

De acordo com ele, a principal razão para os bons resultados é a dedicação do corpo docente. Dos 25 professores do curso, 24 são doutores. Oito deles são também bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). "A maioria dos nossos professores é cientista, eles são pesquisadores e viajam anualmente para apresentar artigos nas maiores conferências do mundo, participam das mais diversas sociedades científicas ao redor do mundo, então estão sempre em contato com a tecnologia de ponta que está surgindo, e trazendo essa tecnologia para cá", destaca. Para Monteiro, a meta a ser perseguida agora é a inovação, através da criação de uma aceleradora de start-ups. "É um ambiente onde a gente acolhe ideias dos nossos alunos e ajuda a transformá-las em um produto real", explica. A outra vertente é a expansão da graduação, com a criação dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Software.

Representantes do Departamento de Computação descerram a placa alusiva à data comemorativaA cerimônia realizada na sexta-feira teve início, às 15h, com o descerramento de placa alusiva à data comemorativa. Em seguida, no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, do Centro de Ciências, houve a composição da mesa, que contou com o presidente da Citinova (Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza), Prof. Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, fundador do curso e, na ocasião, representando a Prefeitura de Fortaleza. Representando o Governo do Estado, esteve presente o secretário adjunto da Secitece (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Francisco Carvalho de Arruda Coelho. O Reitor foi representado pela Profª Simone da Silveira Sá, diretora do Centro de Ciências. Também compuseram a mesa o chefe do Departamento de Computação, Prof. José Maria Monteiro, a coordenadora do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, Prof. Rossana Andrade, e a coordenadora do Curso de Graduação em Computação, Profª Emanuele Marques dos Santos.

Foram homenageados, além do Prof. Tarcísio Haroldo Pequeno – que também receberá, em breve, o título de professor emérito das mãos do Reitor –, Rosely Araújo Silva, secretária do Departamento de Computação desde a sua criação; Lucy Vidal Silva, professora do Departamento de Computação, aposentada em julho de 2015; e Manoel Orley Mendes Carneiro, secretário do MDCC, aposentado em junho de 2015.

INTERIORIZAÇÃO – Natural do Interior do Ceará, João Marcelo, 31, escolheu as Ciências da Computação como profissão, formando-se pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Após formado, decidiu seguir carreira acadêmica, postulando uma vaga no mestrado da UFC. "A Federal sempre foi expoente no ensino e na pesquisa nessa área. Por isso me decidi", afirma. A relação com a UFC, então, estreitou-se: concluiu o mestrado, hoje faz doutorado pelo mesmo programa e, voltando ao Interior, ele já transmite os conhecimentos adquiridos como professor efetivo no Campus de Quixadá.

"O MDCC teve essa importância na expansão do ensino para dentro do Estado, além da Capital. É um curso que tem destaque em todo o Nordeste e no Brasil. Eu conheço várias pessoas, de todas as partes do País, que querem estudar aqui", conta.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332