Artesão Mestre Noza é tema de mesa-redonda em Juazeiro do Norte hoje (21)

Imagem: Escultura em madeira feita por Mestre NozaO artesão Inocêncio Medeiros da Costa (1897-1983) – ou Mestre Noza, como se tornou conhecido – será homenageado no evento "Tributo ao Mestre Noza", que ocorre nesta sexta-feira (21), no Memorial Padre Cícero (Praça do Cinquentenário, s/n – Centro), em Juazeiro do Norte. O evento é uma realização da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a UFC.

O tributo tem início às 15h30min, com mesa-redonda composta pelos professores da UFCA Weber dos Anjos e Renato Casimiro, além do pesquisador Geová Sobreira. Às 17h30min, haverá apresentação do grupo Ancestrália, formado por professores do Curso de Música da UFCA e músicos da região. Às 18h, será aberta a exposição Tributo ao Mestre Noza, com xilogravuras e esculturas. O material exposto pertence ao acervo pessoal do pesquisador Geová Sobreira. Além de Mestre Noza, outros cinco mestres da xilogravura de Juazeiro do Norte terão suas peças expostas: Antônio Batista, Damásio Paulo, João Pereira, Walderêdo Gonçalves e Manoel Lopes.

Em texto assinado no catálogo da exposição, a Reitora da UFCA, Profª Suely Chacon, ressalta que o momento é uma oportunidade para aprendermos mais sobre a história, a arte e a pessoa do artista. "Mestre Noza catalisa para sua arte a cultura popular e a fé do povo desse lugar. Esse momento de celebração é, portanto, profundamente significativo para a região. E a UFCA se associa com alegria e reverência esta justa homenagem", destacou.

O Reitor em exercício da UFC, Henry de Holanda Campos, no mesmo catálogo, disse que "a exposição vem retemperar a memória dos que valorizam suas raízes e ratificar o reconhecimento da instituição acadêmica àquelas manifestações mais representativas de nossa cultura".

SOBRE O HOMENAGEADO – Mestre Noza nasceu em Taquaritinga do Norte (PE), em 1897. Morreu em São Paulo, em 1983. Iniciou a carreira como artesão e xilogravador em Juazeiro do Norte. Conhecido como o "santeiro do Padre Cícero", deixou um vasto legado de ilustrações para folhetos de cordel, imagens religiosas e xilogravuras. Em 1965, uma de suas Vias Sacras, encomendada por Sérvulo Esmeraldo, ganhou edição francesa. Atualmente, a maior parte de suas obras está no Museu de Arte da UFC e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). Com informações da UFCA.

Fonte: Diretoria de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da UFCA – fone: 88 3572 7236