Extensa programação comemora os 50 anos do Teatro Universitário até dia 28

Imagem: Folder da programação comemorativa dos 50 anos do Teatro UniversitárioProssegue até 28 de agosto a programação comemorativa dos 50 anos do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, cuja etapa de debates, performances e cenas curtas teve início quarta-feira (19) com o espetáculo Flor de Obsessão, que marcou o retorno de Ricardo Guilherme, ex-diretor do Teatro Universitário (TU), ator e dramaturgo, ao palco do equipamento cultural da UFC.

Nesta quinta-feira (20), a programação comemorativa do cinquentenário prossegue às 16h30min, onde será apresentada a cena curta Azeite de Oliva. Em seguida, das 17h às 19h, haverá debate sobre os 50 anos do TU, com a participação de Ricardo Guilherme e Gil Brandão, ator e professor do Curso de Teatro da UFC. Às 20h, o público confere o espetáculo Baldio, do grupo residente do TU, Pavilhão da Magnólia.

Na sexta-feira (21), a partir das 16h30min, a Companhia Teatral Acontece! apresenta o espetáculo Inquietado. A cena curta antecede debate sobre Teatro e Formação, entre 17h e 19h, tendo como convidados Juliana Rangel, Paulo Ess, Juliana Carvalho, Hiroldo Serra, Almeida Jr. e Joca Andrade. A partir das 20h, ganha o palco do Teatro o espetáculo Deslegível, montagem da turma de 2013 do Curso de Teatro da UFC.

Mais uma debate acontece no sábado (22), sobre a Cena Contemporânea Cearense, das 17h às 19h. Os diretores Fran Teixeira, Thiago Arrais e Andrei Bessa são os convidados. Em seguida, o grupo Teatro Máquina apresenta, às 20h, o espetáculo Leonce e Lena.

No domingo (23), a partir das 16h30min, o cantor Dann Campos faz um tributo ao compositor e música baiano Gilberto Gil. Já às 20h, o coletivo As Travestidas apresenta o elogiado espetáculo Cabaré das Travestidas, de Silvero Pereira. Na segunda-feira (24), às 19h, haverá mais um espetáculo de cena curta: Manual, do grupo Estoriadores de Teatro. Em seguida, a partir das 20h, o coletivo Comedores de Abacaxi S/A apresenta Calígulas.

Na terça-feira (25), às 20h, a Prof. Rosa Primo, do Curso de Dança da UFC, apresenta o espetáculo Encanta meu jardim. Na quarta-feira, (26), às 19h, encena-se o espetáculo de cena curta A Carta, pelo grupo Escambau. Já às 20h, a bailarina, coreógrafa e atriz Silvia Moura apresenta Em carne viva. A quinta-feira (27) traz o Outro Grupo de Teatro apresentando, às 20h, o espetáculo Histórias Compartilhadas.

Encerrando as comemorações, a sexta-feira (28) terá extensa programação, a partir das 19h. Começa com o Coletivo Alfenim (PB) apresentando o espetáculo Brevidades; continua às 20h com o grupo No Barraco da Constância Tem!, que apresenta Piragem etnográfica do complexo; prossegue com show d'A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes, às 21h30min; e termina com dois espetáculos simultâneos às 22h30min: Vagabundos, dirigido pela Prof. Andréia Pires, do Curso de Dança da UFC, e Price World, do Grupo Em Foco.

Toda a programação é gratuita. Detalhes estão na página do TU no Facebook. O Teatro Universitário fica na Av. da Universidade, 2210 – Benfica.

Fonte: Prof. Hector Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832