Grupo de Bioinorgânica promove seminário internacional nesta quarta-feira (26)

Acontecerá nesta quarta-feira (26), às 14h, no anfiteatro da Pós-Graduação em Química (bloco 940 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), o seminário Heme-Based Sensors – relativo a hemeproteínas sensoras –, ministrado pela Profª Marie-Alda Gilles-Gonzalez, da University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas, dos Estados Unidos. A docente é pesquisadora visitante especial do programa Ciência sem Fronteiras.

O Prof. Eduardo Sousa, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, diz que o seminário abordará uma nova classe de hemeproteínas com a função de sensores biológicos, o que a distingue dos sistemas clássicos de hemeproteínas estudadas por várias décadas, tais como hemoglobina (transportadora de oxigênio) ou P450 (catalisadores). Essas proteínas têm sido identificadas em todos os reinos da natureza, das bactérias e insetos até os seres humanos.

"O primeiro sensor descoberto, chamado de FixL, será descrito, e sua funcionalidade será apresentada, sendo essencial para bactérias fixadoras de nitrogênio, sem o qual tornam impossibilitado esse processo, impactando fortemente na produção agrícola mundial", explica o professor.

O evento, aberto aos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, é uma realização do Grupo de Bioinorgânica do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, que desenvolve projetos em colaboração com a Profª Marie-Alda.

SOBRE A PALESTRANTE – Segundo a organização do seminário, Marie-Alda Gilles-Gonzalez é a maior referência mundial em hemeproteínas sensoras, responsável pela descoberta e por avanços nessa nova área de pesquisa. Durante seu doutorado, foi orientada por Gobind Khorana (Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1968, junto com Robert Holley e Marshall Nirenberg, responsáveis por desvendar o código genético) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Em seu segundo pós-doutorado, na Universidade de Cambridge, trabalhou com Max Perutz (Prêmio Nobel de Química de 1962, junto com John Cowdery Kendrew, por seus estudos das estruturas da hemoglobina e mioglobina).

Fonte: Prof. Eduardo Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Química – fone: 85 3366 9978