Nota dos ex-Reitores da UFC à comunidade universitária e à sociedade cearense

Nós, ex-Reitores da Universidade Federal do Ceará, manifestamos inteira solidariedade a essa Instituição, nas pessoas do Reitor Henry Campos e do Vice-Reitor Custódio Almeida, diante da violência representada pela ocupação da Reitoria. O ato de força, injustificável em um ambiente democrático, revelou-se ainda mais condenável em razão dos episódios de vandalismo perpetrados, pelo pequeno grupo de invasores, contra um patrimônio público do qual todos os cearenses se orgulham.

Estamos convictos de que os agressores não representavam, de modo algum, o pensamento da grande maioria dos estudantes da UFC quando, ao abrigo das máscaras que escondem tanto o ódio quanto a covardia, ocuparam e depredaram o prédio histórico onde a mais antiga universidade cearense mantém sua sede.

Pelo que a Universidade Federal do Ceará representa para nosso Estado, como instituição pública dedicada à produção e difusão de conhecimentos, à formação de profissionais de alto nível, à defesa de nossa cultura e à prestação de serviços, reiteramos total repúdio à ocupação da Reitoria, augurando que a sensatez prevaleça, pondo fim imediato ao deplorável episódio.

Fortaleza, 2 de setembro de 2015.

Paulo Elpídio de Menezes Neto

José Anchieta Esmeraldo Barreto