Residentes universitários são recebidos por novo Pró-Reitor para discutir demandas

Imagem: Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto recebeu alunos residentes (Foto: Ribamar Neto)Em sua primeira atividade como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFC, o Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto reuniu-se na manhã da última terça-feira (8) com uma comissão de estudantes residentes de diversos campi. O encontro é o primeiro de uma série de reuniões mensais que o dirigente terá até o final do ano com os residentes, para discutir pautas relativas à situação da moradia estudantil e da permanência dos alunos na UFC.

Na ocasião, foi discutido o projeto de construção das futuras residências já previstas, como as dos campi de Crateús, Russas, Sobral e Quixadá, e de uma nova unidade na Capital. Estiveram presentes, além de estudantes de todos os campi e do Pró-Reitor, o Superintendente de Infraestrutura da UFC, Prof. Ademar Gondim; o Assistente Técnico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Gumercindo Pinho; bem como integrantes da equipe técnica da UFC-Infra.

Veja mais fotos da reunião no Flickr da UFC

Estudantes, técnicos e dirigentes debateram coletivamente questões como número de vagas, modelo de compartilhamento de quartos e banheiros, possíveis áreas de construção e outros aspectos relativos ao projeto das novas residências. "Estou me comprometendo como Pró-Reitor a visitar todos os campi para observar as necessidades. Também irei a todas as residências universitárias que existem em Fortaleza para colher demandas particulares e estudar as medidas a serem tomadas no Interior. Por isso, contamos com a colaboração dos estudantes, para melhorar sempre as políticas voltadas para eles", adiantou Manuel Furtado.

Titular da UFC-Infra, o Prof. Ademar Gondim acrescentou que cada campus terá reforço da equipe de infraestrutura, principalmente de engenheiros, para possibilitar melhores acompanhamento e manutenção de suas instalações.

Lucas Marinho, estudante de Engenharia Ambiental do Campus de Crateús, fez questão de acompanhar a reunião de perto por achar que o investimento em moradia estudantil é urgente naquela unidade acadêmica. "O número de alunos que moram em outras cidades é grande, e vários voltam para casa diariamente. Quem não consegue fazer isso acaba tendo de se instalar na cidade, e os gastos são altos. Muitos não têm condição. Fico feliz que o diálogo sobre isso esteja sendo aberto", pondera.

A próxima reunião está prevista para o dia 13 de outubro, na qual se espera que os estudantes de todos os campi já tenham chegado a um consenso e tragam suas considerações sobre o projeto, para que a equipe siga na elaboração das plantas.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC – fone: 85 3366 7440 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.