Palestra abre exposição de bordados sobre "O quinze"
- Segunda, 30 Novembro 2015 14:29
"Tocadas por Rachel, elas criaram arte através da arte", afirmou o Prof. Italo Gurgel durante palestra que abriu a exposição de telas bordadas O quinze de Rachel como eu o vi, sobre as bordadeiras que, segundo ele, mudaram a expressão do verbo escrever, tão magistralmente registrado por Rachel de Queiroz em suas obras.
O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (30), no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da UFC, onde as obras permanecerão até sexta-feira (4) para livre visitação.
Veja mais fotos da abertura da exposição no Flickr da UFC
De iniciativa do grupo Iluminuras, o projeto Ler, Bordar, Escrever apresenta obras produzidas por 20 bordadeiras – estudantes, docentes e outras profissionais – que, após leitura de O quinze, de Rachel de Queiroz, e de visitação ao sertão de Quixadá, onde a escritora viveu, produziram obras que materializaram suas impressões sobre o livro da cearense.
O grupo Iluminuras é ligado ao Departamento de Literatura da UFC, em parceria com o Acervo do Escritor Cearense da BCH e com apoio do Museu da Imagem e do Som. A coordenação do projeto é das professoras Neuma Cavalcante e Odalice de Castro e Silva, com organização de Lídia Barroso e Mylla Amaral.
Leia mais: Exposição no Benfica reconta história de O quinze por meio de telas e bordados
Fonte: Profª Neuma Cavalcante, coordenadora do grupo Iluminuras – fone: 85 98854 7236 e 3366 7659