Inscrições para mestrado profissional do ITA-UFC seguem até 22 de janeiro
- Segunda, 07 Dezembro 2015 16:57
- Última Atualização: Terça, 08 Dezembro 2015 08:11
Encontram-se abertas, até o dia 22 de janeiro de 2016, as inscrições para a primeira turma do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (MP-Safety), a ser ofertado em Fortaleza, no Centro de Tecnologia da UFC.
São ofertadas 50 vagas. Os exames seletivos ocorrerão nos dias 13 de dezembro (domingo) de 2015, e 9 de janeiro (sábado) e 24 de janeiro (domingo) de 2016.
Para participar do processo seletivo, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição que se encontra no site do ITA e seguir as instruções de envio. Informações sobre os documentos necessários, assim como a respeito do calendário do mestrado, também podem ser consultadas na mesma página.
O candidato poderá escolher qualquer uma das três datas para realizar os exames de seleção, que serão realizados nos períodos da manhã (prova escrita, às 10h30min) e da tarde (entrevista, a partir das 14h). Os resultados serão disponibilizados em ordem de classificação no site do ITA até 5 de fevereiro de 2016. Não serão divulgados resultados por telefone.
Concretizado por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado, o mestrado será realizado em três fases. A primeira, de 13 de fevereiro de 2016 a 27 de outubro de 2017, será a etapa de oferta das disciplinas obrigatórias e optativas; a segunda, de 6 a 10 de novembro de 2017, consta de estágio profissional em São José dos Campos (SP), e, por fim, a terceira fase é destinada ao desenvolvimento, Exame de Qualificação e Exame de Defesa da Dissertação, que deverá ser feita até o dia 12 de fevereiro de 2019.
Serão ofertadas, em Fortaleza, duas linhas de pesquisa no mestrado: Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos, e Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação.
O MP-Safety visa atender a demanda latente de pesquisa na área de segurança de voo tanto na aviação civil quanto na militar no País. Pessoas com nível superior em qualquer área podem se candidatar. Contudo, a formação é destinada preferencialmente ao capital humano com formação e/ou atuação relacionada com aviação e aeronavegabilidade.
Desde a primeira oferta do mestrado profissional pelo ITA, em 2008, 89 alunos foram matriculados, em seis turmas. Até junho de 2015, 67 mestres em Engenharia titularam-se pelo MP-Safety.
Fonte: Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda, diretor do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9600