Projeto-piloto altera tráfego ao redor do Centro de Ciências; confira as mudanças no Pici
- Quarta, 24 Fevereiro 2016 15:56
- Última Atualização: Sexta, 11 Março 2016 13:54
No último dia 29, teve início o projeto-piloto que implanta sentido único para tráfego de automóveis na via ao redor do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O sentido tem início no bloco 710 do Centro de Tecnologia (CT), logo após a segunda rotatória do Campus (para quem o acessa via Av. Humberto Monte), seguindo até o Restaurante Universitário. Clique na imagem ao lado e veja todas as mudanças.
A medida, adotada após análises da Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra), tem o objetivo de dar mais condições de segurança para pedestres e no tráfego de automóveis. "Trata-se de um projeto-piloto, sujeito a adaptações. Estamos na fase de divulgação e orientação. Entendemos que a comunidade acadêmica vai colaborar e, somente se houver necessidade, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) poderá atuar na fiscalização", explica o superintendente da UFC-Infra, Prof. Ademar Gondim.
Segundo a arquiteta Lara Lima, da Divisão de Estudos e Projetos, está previsto o reforço da pintura das faixas de pedestres, além de uma passagem elevada de pedestres de acesso ao RU semelhante a que fica em frente à Biblioteca de Ciências e Tecnologia. "A mudança no sentido do tráfego também vai permitir uma futura implementação de infraestrutura cicloviária", adianta Lara.
BARREIRAS FÍSICAS – Uma estrutura de barreira física, no primeiro momento feita por cones, será instalada no acesso à esquerda na bifurcação que fica logo após o RU, sentido CT. Não será permitida, portanto, a passagem de automóveis nessa direção. Para retomar o sentido da via, o condutor terá de acessar a rotatória, que fica logo em seguida.
Fonte: Superintendência de Infraestrutura da UFC – fone: 85 3366 9543