Laboratório de Estudos da Violência debate homicídios e juventude na periferia
- Quarta, 06 Abril 2016 12:38
O Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC, realiza nesta quinta-feira (7), às 17h, o debate "As mortes 'dos não cidadãos': juventudes e homicídios na periferia". O evento é aberto ao público e ocorre no Auditório Luiz de Gonzaga (área 3 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica).
Entre os palestrantes, estão o professor da UFC e pesquisador do LEV Luiz Fábio Paiva; a diretora de promoção dos Direitos Humanos na Rede Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), Luísa Cela; o educador social e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Pool Almeida; a coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), Mara Carneiro, além de Camila Holanda e Benjamim Lucas, do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.
O debate será em homenagem a Jonas "Skilf", jovem que era atendido pela ação de extensão Traficando Saberes, realizada em 2015 pelo LEV, em parceria com a Rede Cuca e com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que visava dialogar com jovens que estavam cumprindo medida socioeducativa, ensinando e aprendendo sobre cidadania e direitos humanos. Jonas, que dizia que um cidadão "era tudo aquilo que a gente não é", foi assassinado recentemente na periferia de Fortaleza.
Fonte: Laboratório de Estudos da Violência da UFC – fone: 85 3366 7425