Procurar no portal

Reitor recebe comitiva da Memorial University of Newfoundland, do Canadá

Imagem: Visita de comitiva da Memorial University of Newfoundland ocorreu no Gabinete do Reitor (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, recebeu em seu gabinete, na tarde de segunda-feira (18), a visita de uma comitiva da Memorial University of Newfoundland, do Canadá. Com o objetivo de discutir o estabelecimento de nova cooperação científica entre a UFC e a universidade canadense, estiveram presentes o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto – ex-aluno de doutorado da universidade canadense –; o coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, Prof. José Soares Júnior; o subcoordenador de Intercâmbio Internacional da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFC, Prof. Cláudio Lucas Oliveira; a diretora do escritório de internacionalização da Memorial University, Profª Sonja Knutson; e Andrew Kim, professor do Departamento de Negócios da mesma instituição. 

Como explicou o Prof. Manuel Furtado, a UFC e a Memorial University desenvolvem pesquisas em parceria desde 1980, quando foi firmado o primeiro convênio entre as duas universidades. "Temos uma tradição nessa cooperação. O primeiro enfoque foi em Pesca, mas hoje queremos identificar mais possibilidades de intercâmbio entre os estudantes", afirmou. Segundo a Profª Sonja Knutson, Agricultura, Medicina e Sociologia estão entre as áreas prioritárias para a instituição de ensino superior canadense, no entanto, outros campos poderão ser abrangidos nesse novo convênio. "Um fator importante para o convênio das duas universidades são as experiências estudantis, preparar nossos estudantes para ter carreiras globais", destacou.

Veja outras imagens da visita da comitiva canadense no Flickr da UFC

Outro setor de pesquisas vislumbrado pelas duas universidades é relacionado aos povos tradicionais do Brasil e do Canadá. "Há no Canadá um sentimento de obrigação em relação aos povos indígenas e estamos tentando criar oportunidades para a juventude indígena/aborígene para também ter experiências internacionais. No campo da pesquisa, existe a atividade pesqueira comunitária. No Canadá, inclusive, há pequenas comunidades que possuem na pesca artesanal um traço de sua ancestralidade aborígene e, talvez, a nova geração de jovens canadenses não saiba disso. Por isso, passamos a informação adiante sobre os novos negócios familiares envolvendo a pesca. É algo mais se pensando o empreendedorismo e a Sociologia", ressaltou a Profª Knutson. 

De acordo com o Prof. Cláudio Lucas Oliveira, subcoordenador de Intercâmbio Internacional da CAI, outra possibilidade de intercâmbios entres estudantes, desta vez na pós-graduação, está sendo estudada: a Memorial University trabalha na criação de um fundo de financiamento específico para estudantes brasileiros realizarem seu mestrado no Canadá, o Brazilian Master Student. "A Memorial University recebeu muitos estudantes brasileiros através do programa Ciência sem Fronteiras. A ideia é de que mais estudantes possam ir também por esse fundo, que bancaria mensalidades e acomodações. Estamos trabalhando nesse novo termo de parceria com a UFC para que, no próximo semestre letivo deles, que tem início em setembro, estudantes brasileiros possam ir", detalha.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300