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Biografia acadêmica do Prof. Abreu Matos é tema de dissertação de mestrado na Faced

Imagem: A pedagoga Karina Martins com a banca examinadora, da esquerda para a direita: o Prof. Antônio Roberto Xavier, da Unilab; o Prof. Rui Martinho Rodrigues e o Prof. Elmo Vasconcelos (ambos da Faced) (Foto: Viktor Braga/UFC)A história e o legado acadêmicos de um dos maiores pesquisadores em plantas medicinais do Brasil, o Prof. Francisco José de Abreu Matos, recebeu mais uma homenagem na tarde dessa quarta-feira (27), com a defesa da dissertação de mestrado intitulada "Francisco José de Abreu Matos: Vida Escola, Ensino, Pesquisa e Extensão em Fatos, Documentos e Fotos".

O trabalho, realizado pela pedagoga Karina Martins Marques, contou com orientação do Prof. Elmo Vasconcelos Júnior, e integrou as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação (Faced) da UFC. Os professores Antônio Roberto Xavier, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Rui Martinho Rodrigues, da Faced, compuseram a banca examinadora do trabalho.

Com o aporte teórico da Nova História Cultural, Karina desenvolveu uma biografia acadêmica na qual são abordados aspectos como a memória e as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Prof. Abreu Matos. Um dos destaques da dissertação é o Projeto Farmácias Vivas, voltado à assistência social farmacêutica com uso de plantas medicinais. A iniciativa foi criada em 1983 pelo pesquisador após três décadas de estudos e catalogação de plantas nativas brasileiras. "A ideia era fazer um trabalho mais minucioso sobre uma 'prata da casa' e em conversa com o meu orientador decidimos falar sobre o professor Abreu Matos e o Farmácias Vivas. O Prof. Abreu Matos estudou cerca de 600 plantas, em mais de 35 anos de pesquisas, e elegeu 70 para usar no Farmácias Vivas. Esse projeto de apoio social farmacêutico tem uma grandiosidade fabulosa", comenta a pedagoga.

Como fontes de pesquisa para a dissertação a mestranda teve como base o documentário "As Farmácias Vivas do Professor Matos – Uma luta pela democratização da saúde no Brasil", realizado pela cientista social e hoje docente da Universidade Federal do Sul da Bahia, Profª May Telles Ribeiro, em 2003; o vídeo "Crônicas do Ceará", realizado pela TV Ceará, em 2008; e o "Santo de Casa", documentário feito pelo projeto de extensão Seara da Ciência, da UFC, que contém a última entrevista dada pelo pesquisador, em 2008.

Oficinas e entrevistas com a atual equipe do Horto de Plantas Medicinais da UFC – sob a coordenação da Profª Mary Anne Medeiros Bandeira – também integraram o estudo. A pedagoga encontrou ainda no acervo pessoal da família Matos documentos e fotos essenciais para o texto defendido em mestrado. "A família tem um acervo riquíssimo, com muitas fotos e documentos. Na dissertação temos uma prova de geometria do professor Matos de quando ele era do primário, fotos da conclusão do segundo grau, certidão de nascimento, de casamento. Nesse material vimos como o avô e o pai influenciaram diretamente na escolha dele para o curso de Farmácia. O avô dele tinha um laboratório e produzia medicamentos dentro de casa. Desde o bisavô foi assim, quatro famílias na área de Farmácia", detalha Karina.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – A biografia acadêmica sobre o Prof. Abreu Matos faz parte da produção do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME), da Pós-Graduação em Educação da Faced. Como explica o Prof. Elmo Vasconcelos Júnior, integrante do Núcleo, não apenas personalidades, mas ainda políticas educacionais, são alvo de estudos do NHIME. "Sempre biografamos, quando podemos, histórias de vida de professores e não importa se são professores da Educação Básica ou universitários. Temos cerca de 10 histórias de vida de professores, de intelectuais como Barão de Studart, Paulino Nogueira e, também, de instituições escolares e políticas educacionais, como a profissionalizante na Era Vargas", exemplifica.

Para o Prof. Elmo Vasconcelos, o trabalho sobre a trajetória do Prof. Abreu Matos tem a relevância de registrar a obra de um estudioso pleno na missão de ensinar, pesquisar e trabalhar junto à comunidade. "É a possibilidade de você pegar um dos primeiros professores da Universidade e um dos primeiros professores universitários do Ceará, que conseguiu se fundamentar no tripé que é ensino, pesquisa e extensão. Isso ainda é um desafio para os professores de hoje", avalia.

Para Karina, o relato da vida do Prof. Abreu Matos é uma inspiração para os docentes. "O papel do pedagogo, do professor dentro de sala de aula é fomentar a curiosidade e isso é uma fala do professor Matos também. O que o levou à pesquisa foi o fato de sempre ter sido muito curioso, de querer entender como as coisas funcionavam, para quê as coisas serviam; então a gente pode pegar essa essência do professor Matos e levar para dentro da sala de aula, fomentando o interesse e a curiosidade das crianças", destaca.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7936

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