Primeira planta de energia solar conectada à rede elétrica da UFC entra em operação

Imagem: Instalação da primeira planta fotovoltaica (FV) (Imagem: Divulgação)O Laboratório de Energias Alternativas do Centro de Tecnologia, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) do Centro de Ciências Agrárias, a Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Joazeiro de Desenvolvimento Sustentável, instalou a primeira planta fotovoltaica (FV) conectada à rede elétrica da UFC.

A planta FV é composta de seis módulos de 250 Wp (potência total de 1.500 Wp) e um inversor de fabricação nacional, necessário para conexão à rede. O projeto foi aprovado pela Coelce atendendo à norma NT-Br 010/2016 R-01, que estabelece os critérios técnicos aplicáveis à conexão de micro e minigeradores difundidos ao sistema de distribuição. A motivação dada ao setor de geração FV vem crescendo no País, parte por causa de resolução aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre geração distribuída de pequeno porte. A norma cria o Sistema de Compensação de Energia, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, o objetivo da planta FV é produzir energia elétrica a partir de fonte solar e injetá-la na rede elétrica do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e já é tema de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFC. Além da produção de energia elétrica de fonte limpa e renovável, a pesquisa também visa ao desenvolvimento de tecnologias próprias para o aperfeiçoamento dessa geração, como sistemas de aquisição e transmissão de dados.

O caráter social também foi atendido no projeto, assegura o Prof. Paulo Carvalho ao informar que a instalação da planta FV foi executada por alunos capacitados pelo Instituto Joazeiro, organização não governamental que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável com preservação do meio ambiente, principalmente nas áreas de recursos hídricos e energias renováveis. O curso de sistemas FV conectados à rede foi o primeiro nesse setor a ser realizado sem nenhum custo para uma comunidade carente do Ceará, atendendo 33 pessoas do município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. O curso fez parte do projeto Centro de Produção Sustentável de Alimentos, do Instituto Joazeiro, com patrocínio da Petrobras e apoio do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Fonte: Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC – fone: 85 3366 9585