Curso de Jornalismo promove hoje (10) debate sobre comunicação alternativa

Imagem: Debate sobre comunicação alternativa homenageia a Profª Márcia VidalO Curso de Jornalismo da UFC promove nesta terça-feira (10), às 18h, o debate "Comunicação alternativa: ontem e hoje". O evento, que ocorrerá no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), propõe uma reflexão sobre os modelos e experiências de comunicação alternativa no Brasil, à luz dos desdobramentos da crise política que o País vivencia.

A reflexão marca a homenagem a uma das participantes do debate, a Profª Márcia Vidal, que se aposenta dos quadros da UFC após 30 anos de serviços prestados ao antigo Curso de Comunicação Social e ao atual Curso de Jornalismo. A professora foi responsável pela implantação de dezenas de rádios comunitárias na periferia de Fortaleza, bem como pela formação de comunicadores populares, dentro e fora da academia, sobretudo por meio do Programa de Assessoria Técnica e Sociocultural às Rádios Comunitárias do Ceará (PARC), fundado em 1987.

A mesa de discussões será aberta pela ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, que discutirá a relação entre comunicação e política e o trabalho com rádios populares realizado durante os anos 1980, sobretudo em sua gestão no governo municipal. Aguinaldo Aguiar, que participou da Rádio Mandacaru, no Bairro Ellery, falará da experiência das rádios populares na Capital e da transição para o universo digital. Já o representante do Coletivo Nigéria apresentará os desafios da produção alternativa hoje. Por fim, a Profª Márcia Vidal dimensionará o papel da universidade como incentivadora da comunicação alternativa.

"O Curso de Jornalismo da UFC tem um compromisso histórico com as práticas comunicativas que escapam à dinâmica predominantemente mercantil dos grupos e conglomerados responsáveis por boa parte da produção jornalística circulante, mesmo aquela consumida em plataformas como a web", comenta o coordenador do Curso de Jornalismo, Prof. Rafael Rodrigues. "Por isso, acreditamos que essa é uma ocasião oportuna para valorizar as pessoas envolvidas nessas práticas e manter aceso o debate sobre que horizontes os jornalistas e outros comunicadores podem desbravar".

Fonte: Prof. Rafael Rodrigues, coordenador do Curso de Jornalismo da UFC – fone: 85 3366 7718