Encontros Universitários 2016 acontecem de 23 a 25/11; primeira reunião foi realizada

Imagem: Professores discutem em reunião a organização dos Encontros Universitários 2016 (Foto: Ribamar Neto/UFC)Os Encontros Universitários 2016 em Fortaleza estão confirmados para o período de 23 a 25 de novembro, no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A data foi confirmada na última sexta-feira (6), quando reunião comandada pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex), unidade da UFC que coordena os EU deste ano, discutiu assuntos relativos ao evento.

Dentre as principais novidades dos EU 2016 estão a realização do I Encontro de Iniciação Acadêmica, organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), e de atividades que pretendem tornar o evento ainda mais interessante para alunos e professores. A ideia é envolver não somente os bolsistas que apresentam trabalhos, mas toda a comunidade acadêmica (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos) da UFC, através da realização de ações transversais ao longo do evento.

A terceira edição da Mostra ICA, resultado dos trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos e docentes do Instituto de Cultura e Arte (ICA), será apresentada, pela primeira vez, durante os EU, inclusive com programação à noite.

Veja outras imagens da reunião do dia 6 de maio no Flickr da UFC

Outra novidade é a ampliação do horário de apresentação de trabalhos para o turno da noite, de forma que alunos de cursos noturnos, que trabalham durante o dia possam apresentar os resultados de sua bolsa sem prejuízos.

Imagem: Registro de uma das últimas edições dos Encontros Universitários (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)Na primeira reunião de organização dos EU 2016, na última sexta-feira (6), estiveram presentes representantes da PRAE e das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Administração (PRADM) e Graduação (Prograd), Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, Instituto UFC Virtual e Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), além do ICA.

Até novembro, serão realizadas reuniões pontuais com cada unidade envolvida na organização dos Encontros, a exemplo da Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra), para definir questões específicas.

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS – Maior evento de divulgação científica do Ceará, os EU têm como objetivo difundir atividades de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura e de experiências acadêmicas desenvolvidas e vivenciadas por estudantes na UFC. Em 2015, mais de 4 mil trabalhos foram apresentados.

A Prograd insere-se nos Encontros Universitários por meio de seis editais: XXV Encontro de Iniciação à Docência, VIII Encontro de Docência no Ensino Superior, VIII Encontro de Aprendizagem Cooperativa, VI Encontro de Monitoria de Projetos de Graduação, III Encontro de Programas de Educação Tutorial e II Encontro de Tecnodocência (UFC Virtual).

Já a PRPPG participa com o XXXV Encontro de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação. A Prex realizará o XXV Encontro de Extensão, enquanto a PRAE promove também o IX Encontro de Experiências Estudantis. A Secretaria da Cultura Artística (Secult-Arte), por sua vez, realiza seu III Encontro em 2016.

Fonte: Prof. Rogério Mâsih, pró-reitor adjunto de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7413